Última hora

Câmara de Vila do Conde investe 1,98 milhões de euros na construção de interface modal do Metro

5 Fevereiro 2021
Câmara de Vila do Conde investe 1,98 milhões de euros na construção de interface modal do Metro
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde lançou esta terça feira o concurso público para a construção do novo interface modal junto à Estação de Metro de Vila do Conde, por 1,98 milhões de euros, segundo publicação em Diário da República.
Segundo o anúncio publicado em Diário da República (DR), as empresas interessadas na construção do equipamento deverão apresentar as suas propostas nos próximos 21 dias, sendo que o prazo para execução da obra é de oito meses.
O novo equipamento já estava projetado desde 2014, quando a Câmara Municipal de Vila do Conde preparou o terreno, na parte nascente do canal do metro, para receber a empreitada, mas só agora irá avançar no âmbito de uma “estratégia de mobilidade que permitirá a deslocação das pessoas no concelho e para fora deste, em modos suaves e transportes públicos”.
“O interface modal constituirá um polo de convergência dos diferentes modos de transporte, potenciando a utilização do Metro, libertando a cidade de alguns movimentos e aumentando a mobilidade no seu interior, e incluirá a construção de um parque de estacionamento, com capacidade para 200 viaturas ligeiras”, pode ler-se numa publicação da autarquia.
A obra, que foi aprovada em reunião de Câmara em junho do ano passado, vai ser executada com apoio de verbas da União Europeia, no âmbito de uma candidatura feita pela autarquia enquadrada no Programa Operacional Portugal 2020.
Ainda no âmbito da mobilidade urbana, a Câmara Municipal de Vila do Conde pretende, num outro projeto, completar um circuito que permitirá ligar a cidade, de forma pedonal e ciclável, às freguesias do litoral, e, mais tarde, ampliar essa rede ao interior do concelho.