Última hora

Portugal não tem capacidade para indemnizar as empresas pelo prejuízo oriundo do confinamento

22 Janeiro 2021
Portugal não tem capacidade para indemnizar as empresas pelo prejuízo oriundo do confinamento
Economia
0

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) defendeu que o país não tem capacidade para indemnizar as empresas pelos prejuízos causados pelo confinamento, tendo em conta que os recursos dos contribuintes estão sobrecarregados pelos impostos.
“Portugal não conseguiu acumular recursos dos contribuintes como outros países […]. Com os recursos que são dos contribuintes, sobrecarregados pelos impostos, não temos capacidade para indemnizar as empresas pelos prejuízos causados pelo confinamento”, afirmou o vice-presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Rafael Campos Pereira, durante a apresentação ‘online’ de um estudo desenvolvido em parceria com o Marketing FutureCast Lab do ISCTE.
Apesar de admitir que, perante a atual situação pandémica, são necessárias medidas para reduzir o risco de contágio, este responsável notou que “não há saúde sem economia, nem economia sem saúde”.
Neste sentido, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) defendeu a adoção de confinamentos “mais racionais” e não “extremados”, bem como o aumento da testagem, vacinação e isolamento dos casos positivos.
“É difícil acreditar que os transportes públicos não estejam na origem dos 87% dos contágios que não sabemos de onde vêm”, apontou Rafael Campos Pereira, vincando ser necessário o aumento das carreiras para evitar aglomerações.
A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) notou ainda que, desde abril, propôs a adoção de medidas para a capitalização das empresas, bem como injeções de capital, sugestões que, segundo a confederação, só este mês foram tidas em conta.
“O Governo anunciou hoje a criação de uma linha de crédito em que 20% do montante emprestado pode ser convertido em subvenções a fundo perdido para as empresas”, disse.
Para a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) as condições destes empréstimos parecem ser “menos favoráveis”, embora ressalve que não é conhecido se a conversão dos montantes em subvenções está sujeita a alguma condicionante.
Em Portugal, morreram 9.920 pessoas dos 609.136 casos de Covid-19 confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal foi esta semana o Estado-Membro da União Europeia (UE) com o número mais elevado de novos casos diários de Covid-19 por milhão de habitantes (1.074), de acordo com o repositório online Our World in Data, da Universidade Oxford, tendo registado no passado sábado, dia 16 de janeiro, 10.947 novos casos diários de Covid-19 e 166 óbitos.
A Covid-19 já provocou pelo menos 2.103.335 óbitos resultantes de mais de 98 milhões de casos de infeção em todo o mundo, mas há registo de pelo menos 70.616.618 recuperados.