Última hora

Conheça as medidas anunciadas por António Costa para combater a Covid-19 em Portugal

18 Janeiro 2021
Conheça as medidas anunciadas por António Costa para combater a Covid-19 em Portugal
País
0

O Primeiro-Ministro anunciou esta segunda feira novas medidas para travar a pandemia de Covid-19 em Portugal.
“Três dias é um período curto para avaliar impacto das medidas, mas recolhendo informações de forças de segurança, transportes públicos e auto-estradas, tivemos uma redução de cerca 30% das movimentações. Não é aceitável manter este nível de circulação”, disse António Costa.
Resumo das medidas anunciadas por António Costa para combater a Covid-19: Proibida a venda ou entrega ao postigo em qualquer estabelecimento do ramos não alimentar; Proibida a venda ou entrega em cafés ou em estabelecimentos em take away; Proibido o consumo à porta ou na via pública nas imediações; Encerrados os espaços de restauração em centros comerciais, mesmo em regime de take away; Proibidas as campanhas de saldos, promoções e liquidações que promovam a deslocação de pessoas; Proibida a permanência de espaços públicos de lazer, como jardins. Podem ser frequentados, mas não podem ser locais de permanência; Os trabalhadores que tenham de se deslocar para trabalhar presencialmente precisam de credencial pela entidade patronal; Todas as empresas de serviços com mais de 250 trabalhadores têm de enviar em 48 horas à Autoridade para as Condições de Trabalho a lista nominal de todos os trabalhadores cujo trabalho presencial consideram indispensável; Proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana. Todos os estabelecimentos de qualquer natureza têm de encerrar às 20 horas em dias úteis e às 13 horas aos fins de semana, com exceção do retalho alimentar, que pode ficar aberto até às 17 horas; Encerradas as Universidades Sénior e Lares de Dia.
Portugal é hoje o país do mundo com maior número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus por milhão de habitantes, de acordo com vários ‘sites’ que fazem o acompanhamento estatístico da pandemia da Covid-19.
Em Portugal, a Covid-19 já provocou pelo menos 9.028 óbitos, resultantes de mais de 556.503 casos de doença confirmados, mas há registo de pelo menos 411.589 recuperados.
A Covid-19 já provocou pelo menos 2.041.706 óbitos, resultantes de mais de 95 milhões de casos de infeção no mundo, mas há registo de pelo menos 68.286.228 recuperados.