Última hora

Cauções de 60 mil euros e prisões preventivas por crimes de violação em Santo Tirso e Vila do Conde

18 Janeiro 2021
Cauções de 60 mil euros e prisões preventivas por crimes de violação em Santo Tirso e Vila do Conde
Local
0

As autoridades judiciais determinaram uma caução de 60 mil euros para um suspeito de crimes sexuais e prisão preventiva para outro, tornou público hoje a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ), que deteve os dois homens.
Em comunicado, a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) indica que as detenções ocorreram nos concelhos de Santo Tirso e de Vila do Conde, ambos no distrito do Porto, no âmbito de inquéritos distintos, mas por motivo comum: a “presumível autoria de crimes de violação, coação sexual e perseguição, ocorridos desde o início do ano passado e no decurso do corrente mês”.
Na primeira situação, em Santo Tirso, explica a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ), “o arguido obrigou a vítima a manter relações sexuais, contra a vontade da mesma, sob ameaça de divulgação de imagens por ele registadas, também sem o seu consentimento, de um envolvimento sexual anterior”.
Perante a reafirmação da vontade da vítima em cessar com aquele relacionamento, o homem “acabou por divulgar as referidas imagens pelos contactos daquela nas redes sociais, causando-lhe grave dano emocional”, acrescenta a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ).
Na segunda situação, em Vila do Conde, as agressões sexuais consistiram na violação, ocorrida na noite do dia 14 de janeiro, de uma jovem, maior, com atraso no desenvolvimento físico e cognitivo por causa de um doença congénita.
De acordo com a investigação desenvolvida pela Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ), “o arguido, familiar próximo da vítima e a quem esta foi entregue para o exercício de funções parentais na sequência do abandono por parte dos progenitores naturais, submeteu a jovem a práticas sexuais forçadas na residência da família”, tornou público a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ).
Em ambos os casos, no de Santo Tirso e no de Vila do Conde, a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) aplicou cauções de 60 mil euros e prisão preventiva por crimes de violação, coação sexual e perseguição.