Última hora

Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 arrancou hoje no Hospital de São João no Porto

27 Dezembro 2020
Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 arrancou hoje no Hospital de São João no Porto
País
0

O plano nacional de vacinação contra a Covid-19 arrancou este domingo no Hospital de São João, no Porto, com o médico infecciologista António Sarmento a receber pelas mãos da enfermeira Ana Isabel Ribeiro a primeira dose.
A primeira vacina foi administrada às 10:07 a António Sarmento sob o olhar da Ministra da Saúde Marta Temido e perante dezenas de ‘flashes’ e objetivas de televisão e ao som de aplausos.
A administração aconteceu na zona K5 que, habitualmente, está reservada às consultas externas do Hospital de São João.
O diretor de serviços de doenças infecciosas, António Sarmento, de 65 anos, a trabalhar nesta unidade de saúde há 42, foi o primeiro vacinado.
António Sarmento, diretor do serviço de infecciologia do Hospital de São João, no Porto, recebeu a primeira vacina contra a Covid-19 “tranquilo, confiante, optimista” – nervosismo só com o aparato mediático em torno deste momento inaugural do processo de vacinação. O momento foi registado apenas alguns segundos, que terminou com aplausos, nomeadamente da Ministra da Saúde, presente no momento em que a enfermeira Ana Isabel Ribeiro – que também será vacinada este domingo – administrou a primeira vacina em Portugal ao infecciologista de 65 anos.
“O risco não é zero, mas não é zero para nenhuma medicação nova”, disse António Sarmento, manifestando confiança na vacina que começa agora a ser administrada em todos os Estados-Membros da União Europeia. Alguns efeitos secundários são perfeitamente normais, como o são noutras vacinas, defendeu o médico, que trabalha há 42 anos no Hospital de São João – “A História diz-nos que as vacinas são seguríssimas”.
António Sarmento lembrou também que “a Humanidade fez um esforço nunca visto, quer económico, quer científico, para chegar a esta vacina” e sublinhou que “deixar-se vacinar tranquilamente é uma forma enorme de ajuda à comunidade e à humanidade”.
Já Ana Isabel Ribeiro, a enfermeira que administrou a primeira vacina contra a Covid-19 em Portugal, falou em “esperança” naquele que “tem sido talvez o ano mais difícil das nossas carreiras”.
Portugal contabiliza hoje mais 63 mortes relacionadas com a Covid-19 e 1.577 novos casos de infeção com o novo coronavírus SARS-CoV-2, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, a Direção-Geral da Saúde (DGS) já registou em Portugal 6.619 mortes e 394.573 casos de infeção pelo novo coronavírus, mas também 319.746 doentes recuperados da doença.