Última hora

Póvoa de Varzim na lista do mapa dos concelhos que têm uma “mancha muito forte” de Covid-19

2 Novembro 2020
Póvoa de Varzim na lista do mapa dos concelhos que têm uma “mancha muito forte” de Covid-19
Local
0

A Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) alertou na passada sexta feira que estão a surgir “novos focos” de contágio de infeção pelo SARS-CoV-2 a Norte, em Trás-os-Montes, Arouca e Cinfães, onde a percentagem de infetados é “elevada” face à dos residentes.
“Temos uma mancha no nordeste, junto a Bragança, que são concelhos de maior dimensão mas com menos população, e depois temos focos soltos, como Cinfães, que faz ligação direta com Arouca e acaba por ter ligações com o Vale do Sousa porque está na mesma comunidade intermunicipal”, explicou Pedro Chamusca, da direção da APG, com base nos mapas da distribuição geográfica da evolução da epidemia, feitos a partir dos dados da Direção-Geral de Saúde (DGS).
O também investigador na Universidade de Aveiro observou que, atualmente, “são 45 os concelhos que têm 100 ou mais casos por 10 mil habitantes e desses 25 são na região Norte”.
Segundo Pedro Chamusca, a variação de casos do novo coronavírus, que provoca a Covid-19, “não está a crescer com uma intensidade tão forte na Área Metropolitana do Porto (AMP), mas mais no Vale do Sousa e prolongando-se para o interior, quase que acompanhando o Douro”.
O académico observou que os mapas mostram “uma mancha muito forte no Porto”, que se têm vindo a “densificar muito” por outras regiões.
Entre elas está o Vale do Sousa que, segundo o académico, neste momento, tem “indicadores semelhantes ao Porto”, apesar de ser uma área com menos densidade populacional.
Há, ainda, “outros focos”, nomeadamente em Trás-os-Montes, com um conjunto de concelhos como Bragança, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros com “uma elevada percentagem de infetados face ao número de residentes”.
O mesmo se passa em Arouca e Cinfães, concelhos que têm 100 ou mais casos por 10 mil habitantes, acrescentou o especialista.
Na região Norte, os mapas exibem uma “mancha muito forte” que interliga a zona de Vila Nova de Gaia, região do Vale do Sousa, Vila Verde e Póvoa de Varzim”.