Última hora

Advogado suspeito de mandar fazer assalto a casal de Famalicão é de Vila do Conde

7 Maio 2020
Advogado suspeito de mandar fazer assalto a casal de Famalicão é de Vila do Conde
Local
0

O advogado que encomendou um assalto armado a casa de um casal de Ribeirão, em novembro de 2019, é de Vila do Conde.
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP de Lisboa deteve esta segunda feira um advogado do Norte do país suspeito de ter encomendado um assalto armado a casa de um casal, em Ribeirão, onde o jurista sabia que as vítimas guardavam, dentro de um cofre, um fortuna em jóias e dinheiro.
O grupo de quatro assaltantes estaria sob escuta no âmbito de outra investigação e foi numa dessas chamadas telefónicas que apareceu o advogado a sugerir-lhes o assalto que aconteceu em novembro de 2019.
As vítimas, de 62 e 65 anos, foram agredidas violentamente e ameaçadas de morte. Os quatro assaltantes roubaram 16 mil euros em dinheiro e ouro avaliado em cerca de 30 mil euros.
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP menciona que “parte dos detidos se deslocou a Vila Nova de Famalicão, tendo, através de ameaça de arma de fogo, sequestrado e amordaçado duas vítimas que se encontravam na sua residência”.
Segundo a PSP, os homens roubaram jóias e relógios avaliados em “dezenas de milhares de euros” e cerca de 16 mil euros em dinheiro, depois de terem obrigado – com agressões – uma das vítimas a fornecer o código de acesso ao cofre.
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP salienta que uma das vítimas sofreu uma fratura no maxilar, tendo ficado vários dias internada no hospital.
“Durante a investigação, foi possível localizar e recuperar praticamente todas as jóias e relógios que haviam sido roubadas às vítimas”, refere a PSP.
Enquanto isso, a PSP de Lisboa, que tinha o grupo sob escuta, montou uma barricada na A1, junto às portagens de Alverca, e logo no dia seguinte deteve dois dos assaltantes, enquanto os outros dois fugiram. Desses, um foi capturado há poucos dias, em Lisboa, depois de ter estado fora do país, mas o outro continua em fuga. Faltava prender o advogado mandante do crime, que foi detido na manhã desta segunda feira e presente a tribunal, terça feira, para aplicação de medidas de coação. Os cúmplices já estão em prisão preventiva.