Última hora

Município de Famalicão avança com redução da fatura da água e na ajuda ao pagamento da renda

1 Abril 2020
Município de Famalicão avança com redução da fatura da água e na ajuda ao pagamento da renda
País
0

O Município de Vila Nova de Famalicão vai avançar com uma série de medidas de intervenção social para fazer face às dificuldades criadas às famílias pelo surto de Covid-19.
Esta terça feira, o presidente da Câmara, Paulo Cunha, anunciou que o Município vai ajudar as famílias que percam rendimento no pagamento da renda das suas casas. O autarca considera que se quem tem habitação própria adquirida com crédito à habitação está, de certa forma, protegido pelas moratórias bancárias, mas quem paga renda precisa de apoio. É certo que os despejos estão proibidos, mas Paulo Cunha entende que isso não chega, e que é preciso criar condições para que as famílias não fiquem a dever a renda ao senhorio.
Por outo lado, o edil também anunciou o apoio às famílias na área do departamento ambiental da autarquia, concretamente, com reduções na fatura da água e suspensão de todos os avisos de corte do abastecimento.
A autarquia de Vila Nova de Famalicão avança também com ajudas ao pagamento de rendas das famílias carenciadas, reduz a taxa de IRS na parte que cabe ao Município, reabre o período de candidaturas para bolsas de estudo, alarga as refeições escolares gratuitas a todas as crianças e jovens que precisem do apoio, baixa o custo real da água e do saneamento e alarga para novas 12 mil famílias a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis.
As empresas são também beneficiadas com um pacote largo de medidas, de que se destacam a isenção total da Derrama até um volume de negócios de 250 mil euros anuais e o acesso direto ao apoio de um Balcão de Recuperação Económica, que vai ser criado de urgência.
No domínio da atividade cultural, Paulo Cunha apresentou medidas inovadoras: os agentes culturais do concelho vão ter apoio do Município famalicense para continuarem as produções culturais, levando-as por plataforma eletrónicas às casas dos famalicenses.