Última hora

GNR e PSP intensificam fiscalização para fazer cumprir Estado de Emergência em Portugal

3 Abril 2020
GNR e PSP intensificam fiscalização para fazer cumprir Estado de Emergência em Portugal
País
0

A GNR e a PSP realizam entre sexta feira e a próxima quarta feira operações de intensificação do patrulhamento, ações de sensibilização e fiscalização em todo o país, para garantir o cumprimento das normas do Estado de Emergência.
Em comunicado conjunto divulgado na noite desta quinta feira, as duas Forças de Segurança referem que estas operações vão ser efetuadas em estreita articulação, cooperação e colaboração.
O objetivo é apoiar a população, além de garantir o cumprimento das normas do Estado de Emergência, que foi prolongado, o qual introduz novas medidas que coincidem com o período da Páscoa.
Esta informação da GNR e PSP surge no dia em que o Presidente da República decretou a renovação do Estado de Emergência em Portugal, por novo período de 15 dias, até 17 de abril, para permitir medidas de contenção da pandemia de Covid-19.
Surge também no dia em que o Primeiro-Ministro, António Costa, anunciou que Portugal vai encerrar ao tráfego de passageiros todos os aeroportos no período da Páscoa e em que o decreto-lei que regulamenta a prorrogação do Estado de Emergência proíbe deslocações para fora do concelho de residência no período da Páscoa, entre 9 e 13 de abril.
Além da medida de confinamento dos cidadãos aos seus concelhos de residência, o Governo vai também limitar a duas pessoas a capacidade de transporte em veículos ligeiros para cinco lugares, exceção feita a familiares diretos e, por exemplo, um carro de nove lugares só poderá transportar 3 pessoas.
Até esta sexta feira foram registadas 246 mortes (mais 37 do que no dia anterior, a maior subida até agora) e um total de 9886 casos de Covid-19 em Portugal, mais 852 do que na quinta feira, o que corresponde a uma taxa de crescimento de casos de 9,4%. Estão internadas 1058 pessoas e há 245 doentes nos cuidados intensivos (mais cinco do que na quinta feira). Os números foram divulgados esta sexta feira no boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março, tendo a Assembleia da República aprovado ontem o seu prolongamento até ao final do dia 17 de abril.