Última hora

Celebrações do 25 de Abril na Assembleia da República sem uso obrigatório de máscara

24 Abril 2020
Celebrações do 25 de Abril na Assembleia da República sem uso obrigatório de máscara
Política
0

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, disse que as pessoas que estarão nas celebrações do 25 de Abril na Assembleia da República podem não usar máscaras de proteção porque o “edifício é grande” e pode ser cumprido o distanciamento social.
“É um edifício grande, tem uma área e uma cubicagem grande, tem uma parte de baixo e galerias e estarão garantidas todas as condições para que as pessoas estejam em distanciamento social. Existem circuitos de entrada e de saída. As pessoas não se cruzam necessariamente”, afirmou Graça Freitas na conferência de imprensa diária de atualização de informação sobre a pandemia de Covid-19.
Segundo a diretora-geral da saúde “os serviços da Assembleia da República são completamente autónomos nessa decisão, mas têm um plano de contingência excelente”.
Graça Freitas deu mesmo como exemplo o que acontece nas conferências de imprensa diárias no Ministério da Saúde.
“Estamos aqui todos e nenhum de nós está a usar máscara. Porquê? Porque dentro desta sala, conseguimos, com a lotação que tem, manter o distanciamento social. Não estamos com máscara. Estamos a cumprir as outras regras, lavamos as mãos antes de entrar aqui, temos solução alcoólica, desinfetamos as superfícies e é o que se vai passar exatamente na Assembleia da República”, acrescentou.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a utilização de máscaras sociais em espaços fechados e transportes públicos, quando é impossível manter o distanciamento social, mas sempre em complemento das outras medidas de proteção definidas para o combate à pandemia.
Portugal tem neste momento 22.797 pessoas infetadas por Covid-19, 854 mortes e 1.228 doentes considerados curados.
A nível mundial, há 2.807.490 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, 195.812 mortes e 778.348 doentes considerados recuperados.