Última hora

Jornalistas portugueses apelam ao voto nas Europeias e dizem porque é importante votar

23 Maio 2019
Jornalistas portugueses apelam ao voto nas Europeias e dizem porque é importante votar
Cultura
0

Profissionais da comunicação portugueses apelam à participação dos eleitores no sufrágio de domingo e dizem porque é importante votar.
Vinte e oito jornalistas portugueses – tantos como os Estados-membros da União Europeia, ainda com o Reino Unido incluído – fazem um apelo ao voto nas eleições para o Parlamento Europeu do próximo domingo, 26 de maio. Cerca de 400 milhões de eleitores vão escolher os 751 deputados que os vão representar no Parlamento Europeu.
O apelo ao voto é feito através de um vídeo e integra o projeto “Uma imprensa livre, uma Europa democrática”, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas que desenvolveu um conjunto de iniciativas para fomentar o debate sobre o sufrágio europeu.
“Acreditamos que o jornalismo se deve envolver quando estão questões cívicas em causa”, explicou Sofia Branco, presidente do Sindicato dos Jornalistas.
O vídeo, agora associado à campanha #destavezeuvoto #ThistimeImvoting, conta com a participação de jornalistas experientes em assuntos europeus, que, escolhendo uma palavra sobre a Europa, refletem sobre a importância destas eleições.
Com uma versão mais curta, no Instagram, e uma versão mais longa, no Youtube, o vídeo inclui os testemunhos dos jornalistas Luísa Meireles, da Lusa, Nuno Tiago Pinto, da Sábado, Mário Cruz, da Lusa, Ricardo Ramos, do Correio da Manhã, Margarida Peixoto, do Jornal de Negócios, Ricardo Alexandre, da TSF, Patrícia Viegas, do Diário de Notícias, Joaquim Dâmaso, do Região de Leiria, Alexandra Barata, Freelancer, Raquel Morão Lopes, da Antena 1/RDP, Leonete Botelho, do Público, Filipe Fialho, da Visão, José Carlos Vasconcelos, do Jornal de Letras, Catarina Santos, do Observador, Manuela Goucha Soares, do Expresso, João Porfírio, do Observador, Marina Pimentel, da Rádio Renascença, Catarina Fernandes Martins, Freelancer, Jorge Freitas de Sousa, do Diário de Notícias da Madeira, Miguel Guarda, da Rádios JM/FM Calheta-Santana, Nuno Barraco, do Linhas d’Elvas, Ana Ribeiro Rodrigues, do Notícias da Covilhã, José Manuel Ribeiro, d’O Jogo, Rafael Barbosa, do Jornal de Notícias, Teresa Canto Noronha, da SIC, Filipe Caetano, da TVI e Paulo Barriga, do Projeto Literacia para os Media.
As Eleições Europeias são, em Portugal, no próximo domingo, 26 de maio.