Última hora

Vila do Conde com dificuldades no transporte escolar criadas pela greve dos motoristas

28 Março 2019
Vila do Conde com dificuldades no transporte escolar criadas pela greve dos motoristas
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde disse “ter alertado as entidades competentes” sobre as dificuldades que a greve dos motoristas de transporte de passageiros do Norte está a ter no concelho, nomeadamente no transporte escolar.
“Estamos a acompanhar a situação de perto, tendo de imediato alertado as entidades competentes no sentido de as sensibilizar para as dificuldades que são criadas aos alunos e à população em geral”, informou a Câmara Municipal de Vila do Conde, através de um curto comunicado.
A Câmara Municipal disse, ainda, “confiar que as partes conciliem posições e seja encontrada uma solução que vá ao encontro dos utilizadores”.
A concelhia do PSD de Vila do Conde, uma das forças políticas de oposição no concelho, alertou na quarta feira que “centenas de crianças não estão a ir à escola devido a esta greve”, um número que, apesar de fonte da autarquia vilacondense não ter confirmado, levou os social-democratas a exigirem medidas.
“Não obstante a legitimidade da greve, assim como os motivos pela qual esta foi convocada, é neste preciso momento necessário perceber a dimensão das dificuldades que esta está a provocar nas famílias desta região, nomeadamente nas do concelho de Vila do Conde”, salientaram os responsáveis do PSD.
Os social-democratas consideram que a autarquia deve “chamar a atenção da empresa que tem contrato com o município para o transporte escolar, que tem de cumprir lei” no que diz respeito ao fornecimento de serviços mínimos durante o período de greve.
A greve dos motoristas do setor privado de transporte de passageiros do Norte começou na segunda feira e poderá prolongar-se até 5 de abril.
Os motoristas reclamam aumentos salariais, redução das horas de paragem entre serviços e contestam a junção do subsídio de “agente único”, valor pago pela acumulação de função de cobrador, no vencimento dos trabalhadores.