Última hora

Golfinhos mortos dão à costa em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

18 Janeiro 2017
Golfinhos mortos dão à costa em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
Local
0

O Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde registou, entre os dias 14 e 18 de janeiro, cinco golfinhos arrojados pelo mar, já sem vida, três dos quais em elevado estado de decomposição.
O primeiro animal foi encontrado no dia 14 de janeiro, na Praia do Guião, na Póvoa de Varzim. No dia 15, na freguesia de Aguçadoura, foram recolhidos mais dois. No dia 17, na Barranha, também em Aguçadoura, com a força ondulação que se fazia sentir, o animal foi arrojado para o leito da ribeira, tendo sido necessário empenhar pessoal da Polícia Marítima na operação de recolha.
Na manhã de hoje, 18 de janeiro, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas recolheu mais um cadáver de golfinho, na praia Azul, em Vila do Conde.
A remoção e encaminhamento para incineração dos animais foi efetuada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, respetivamente.
De acordo com o Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, “não foi possível identificar as causas da morte, procedeu-se ao registo biométrico dos mamíferos e comunicou-se o sucedido ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e ao Aquário Vasco da Gama”.
Segundo o Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, “o arrojo de golfinhos é, nesta época do ano, frequente”.