Última hora

“JuntarAJunta” é a aplicação que aproxima a Freguesia dos Fregueses de Vila do Conde

22 Maio 2018
“JuntarAJunta” é a aplicação que aproxima a Freguesia dos Fregueses de Vila do Conde
Tecnologia
0

Uma Start-up de Braga criou a aplicação móvel “JuntarAJunta”, com o objetivo de permitir que qualquer cidadão possa enviar sugestões ou reportar problemas a qualquer Junta de Freguesia de Portugal, de modo gratuito e ilimitado.
A Junta de Freguesia de Vila do Conde aderiu à tecnologia e disponibiliza, agora, a aplicação móvel “JuntarAJunta”.
Os cidadãos podem agora comunicar com a Junta de Freguesia de Vila do Conde, ao abrigo da lei da proteção de dados, em tempo real, para pedir uma certidão, por computador, telemóvel ou tablet, divulgar ou procurar um serviço ou apresentar uma reclamação sobre, por exemplo, um buraco numa rua, mesmo sem saber o nome da mesma, uma vez que é identificada por geolocalização.
A resolução do problema é sempre acompanhada pelos fregueses, a quem são enviados emails sobre o andamento do processo.
Digitalmente, preenchendo uma requisição on-line, é possível requerer, sem ir ao balcão da Junta de Freguesia, documentos como prova de vida ou atestado de residência.
“A aplicação móvel permite o acesso em tempo real a todas as notícias divulgadas e vai também incluir um serviço social para requerer ou oferecer serviços ou conseguir ou emprestar uma cadeira de rodas, uma cama articulada ou umas canadianas”, salientou Isaac Braga, presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde.
“JuntarAJunta” é um projeto que envolve Rute Maia, Luís Couto, formados respectivamente, em Ciência Política e em Informática, na Universidade do Minho, e Ricardo Carvalho, formado em Marketing e Gestão no Instituto Politécnico do Porto.
“Esta app inovadora dá voz às pessoas e liga-as ao poder local; é como uma rede social, ao fomentar a cidadania e fortalecer o diálogo entre autarcas e populações”, frisou Rute Maia.
“JuntarAJunta” está disponível desde fevereiro [de 2018] para Android e iOS, contando nas lojas virtuais com mais de 1500 utilizadores, 100 avaliações e a classificação global de 4 em 5 estrelas, a nível nacional.
“A nossa aplicação está a ajudar a criar comunidades locais mais conscientes e ativas, aproximando os cidadãos dos seus representantes”, diz Rute Maia, uma das fundadoras da aplicação.
Os utilizadores da aplicação “JuntarAJunta” podem, ainda, enviar conteúdos para qualquer uma das 3092 freguesias de Portugal.
O custo da adesão da Junta de Freguesia de Vila do Conde à tecnologia ficou na ordem dos mil euros.