Última hora

Banhos desaconselhados na praia de Matosinhos pela terceira vez nesta época balnear

3 Agosto 2024
Banhos desaconselhados na praia de Matosinhos pela terceira vez nesta época balnear
Local
0

Os banhos na praia de Matosinhos, no distrito do Porto, estão mais uma vez desaconselhados devido a contaminação microbiológica da água, segundo informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Na sua página oficial de Internet, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) adianta que a água está imprópria para banhos desde terça-feira, 30 de julho.
Desde o arranque da época balnear de 2024, esta é a terceira vez que os banhos são desaconselhados naquela praia, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
Em causa está a quantidade de Enterococcus Intestinais (554) nas análises realizadas à água na segunda-feira passada, quando o valor de referência desta bactéria é de 300.
Os Enterococcus Intestinais pertencem à flora intestinal natural de humanos e animais, mas são, também, organismos patogénicos responsáveis por diversas infeções.
Os Enterococcus Intestinais incluem mais de 17 espécies, embora apenas algumas sejam agentes causadores de infeções clínicas em humanos. Com o aumento da resistência a antibióticos, os Enterococcus são reconhecidos patogénicos nosocomiais, que podem ser de difícil tratamento.
Os Enterococcus têm sido utilizados com algum sucesso em indicadores de contaminação fecal recente e são fiáveis como reveladores de risco para a saúde em ambientes marinhos e águas recreativas.
Os Enterococcus, normalmente, causam: infeções urinárias; bacteriemia; endocardite; infeções pélvicas e intra-abdominais; infeções cutâneas, de tecido mole e lesões.
Embora podendo ser grave para os humanos, as bactérias presentes nos Enterococcus Intestinais, sendo detetadas em exames clínicos, têm tratamento efetivo, sempre indicado o uso de antibióticos pelo responsável de saúde.