Última hora

Mar 2030 lança concursos para Grupos de Ação Local com 1,3 Milhões de Euros de dotação

12 Março 2024
Mar 2030 lança concursos para Grupos de Ação Local com 1,3 Milhões de Euros de dotação
Política
0

O programa Mar 2030 lançou avisos para a execução de projetos de Grupos de Ação Local (GAL), relativos ao setor marítimo e costeiro, com uma dotação total indicativa que ultrapassa os 1,3 milhões de euros.
Segundo uma nota do Portugal 2030 (PT 2030), o primeiro aviso, que tem uma dotação de fundo indicativa de 500.000 euros, destina-se a dar apoio à execução da estratégia de desenvolvimento local, “através de ações de empreendedorismo, emprego e desenvolvimento económico; capacitação de atores […]; preservação, valorização e dinamização do património; sustentabilidade ambiental e ação climática; inovação e conhecimento científico e tecnológico; parcerias, cooperação e redes colaborativas; desenvolvimento sócio cultural e inclusão social e desenvolvimento e valorização dos produtos e recursos endógenos e infraestruturas locais”.
Este aviso abrange o território de intervenção do GAL ADREPES Costeiro, nomeadamente, Alcochete, Samouco, Costa da Caparica, União de Freguesias de Caparica e Trafaria Concelho de Moita, União das Freguesias de Gaio Rosário e Sarilhos Pequenos, União de Freguesias de Montijo e Afonseiro, Sesimbra (Castelo e Santiago), Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Sado, União das Freguesias de Azeitão e União das Freguesias de Setúbal.
As candidaturas estão abertas a partir de hoje e até ao último dia do ano.
Foi também lançado um aviso para o GAL Litoral Rural – Património Natural, que se destina, sobretudo, à qualificação e recuperação da rede hidrográfica da orla costeira.
Em causa está uma dotação indicativa de 280.000 euros, que se destina aos concelhos de Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
As candidaturas estão abertas e a análise e decisão das mesmas vai decorrer em três fases: abril, julho, setembro e dezembro.
O terceiro aviso diz respeito ao GAL Oeste Costeiro para a qualificação e literacia marítima, com 84.000 euros de dotação indicativa.
Podem candidatar-se, até 11 de junho, as autarquias locais no território de intervenção do respetivo grupo local no concelho de Torres Vedras.
Neste concelho excluem-se as freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, Carvoeira e Carmões, Dois Portos e Runa, Freiria, Maxial e Monte Redondo, Ponte do Rol, Ramalhal, Santa Maria, São Pedro e Matacães, Turcifal e Ventosa.
Para o mesmo GAL foi lançado igualmente um aviso, de 185.500 euros, para a promoção do empreendedorismo no setor do turismo costeiro e marítimo.
A área geográfica a que se destina este aviso abrange os concelhos de Alcobaça (com exceção das freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Alfeizerão, Aljubarrota, Bárrio, Benedita, Cela, Coz, Alpedriz e Montes, Évora de Alcobaça, Maiorda, Turquel e Vimeiro); Nazaré (com exceção da freguesia de Valado dos Frades); Óbidos (com exceção das freguesias de A-dos-Negros, Gaeiras, Olho Marinho e Usseira) e Caldas da Rainha (Com exceção das freguesias de A-dos-Francos, Alvorinha, Carvalhal Bem Feito, Landal, União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Salir de Matos, Santa Catarina e Vidais).
O aviso abrange ainda os concelhos de Peniche (com exceção da freguesia de Serra Del Rei), Lourinhã (com exceção da União das freguesias de Miragaia e Marteleira, Moita dos Ferreiros, Reguengo Grande, Santa Bárbara, União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo e Freguesia do Vimeiro); bem como o concelho de Torres Vedras (com exceção das freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, Carvoeira e Carmões, Dois Portos e Runa, Freiria, Maxila e Monte Redondo, Ponte do Rol, Ramalhal, Santa Maria, São Pedro e Matacães, Trucifal e Ventosa).
O período de candidaturas decorre até 11 de junho.
Soma-se um aviso também para o GAL Oeste Costeiro, com 126.000 euros de dotação, para a criação de novos produtos, processos e serviços para a economia azul.
As candidaturas decorrem até 11 de junho, destinando-se o apoio à mesma área geográfica delimitada no aviso anterior.
A encerrar os avisos lançados está um destinado ao mesmo GAL, mas para apoiar as parcerias entre diferentes atores da economia azul, com 210.000 euros de dotação, abrangendo a mesma área geográfica dos dois últimos avisos.
O PT 2030 conta com uma dotação de 22.995 milhões de euros até 2027.