Última hora

Infraestruturas de Portugal vai investir 10M€ nas obras da EN206 que liga Famalicão e Guimarães

2 Março 2024
Infraestruturas de Portugal vai investir 10M€ nas obras da EN206 que liga Famalicão e Guimarães
Local
0

A Infraestruturas de Portugal (IP) aprovou o lançamento do concurso público, por 10 milhões de euros, para a requalificação da Estrada Nacional 206 (EN206), que liga Vila Nova de Famalicão a Guimarães, no distrito de Braga.
Em despacho publicado no Diário da República, a Infraestruturas de Portugal (IP) acrescenta que foi autorizada a assunção do respetivo compromisso plurianual, repartido por 2025 (três milhões de euros) e 2026 (sete milhões).
Estas medidas foram aprovadas na reunião de 25 de fevereiro do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal (IP).
A reabilitação da Estrada Nacional 206 (EN206) há muito que vem sendo localmente reivindicada, tendo mesmo sido lançada uma petição exigindo obras urgentes.
“A situação atual dessa estrada é precária e apresenta diversos problemas que afetam a segurança e o conforto de todos os motoristas que por ela transitam diariamente”, lê-se no documento.
A petição denuncia buracos e irregularidades no pavimento, sinalização precária, falta de iluminação e ausência de passagens seguras para peões.
“Buracos e irregularidades no pavimento: Existem muitas frações da estrada que apresentam buracos e ondulações, o que provoca desconforto aos motoristas e pode causar danos nos veículos; Sinalização precária: A sinalização da estrada é insuficiente e muitas vezes confusa, dificultando a orientação dos condutores e podendo levar a situações de perigo; Falta de iluminação: Durante a noite, a iluminação da estrada é escassa, o que compromete a visibilidade dos condutores e aumenta os riscos de acidentes; Ausência de passagens seguras para pedestres: Existem diversos pontos ao longo da estrada onde pedestres precisam atravessar, mas a falta de passagens seguras torna essa tarefa perigosa, principalmente nas proximidades de áreas residenciais e estabelecimentos comerciais, são os quatro principais problemas identificados por “cidadãos trabalhadores e residentes nos Concelhos de Famalicão e Guimarães”, que criaram a petição “Obras urgentes na estrada nacional 206 Famalicão-Guimarães”, que conta já com 787 assinaturas.