Última hora

Cadáver de golfinho dá à costa no areal da Praia de Nossa Senhora da Guia em Vila do Conde

5 Março 2024
Cadáver de golfinho dá à costa no areal da Praia de Nossa Senhora da Guia em Vila do Conde
Local
0

Um golfinho deu à costa, sem vida, esta terça feira, no areal da Praia de Nossa Senhora da Guia, em Vila do Conde. O cadáver do animal foi encontrado por transeuntes e permaneceu no local até ser removido.
Este é o quarto relato do género em menos de seis meses nas Praias da Costa Verde. A 8 de novembro de 2023, deu à costa o cadáver de um golfinho na Praia Pôr do Sol, em Caxinas, em Vila do Conde. A 15 de setembro, um mamífero da mesma espécie deu à costa sensivelmente na mesma zona. Já a 23 de agosto passado, foi encontrado um delfim, mas sem cauda, na Praia do Carvalhido, na Póvoa de Varzim.
De acordo com o protocolo, e segundo o comando da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, se o cadáver do golfinho estiver em condições, é levado para autópsia, de forma a perceber-se o que terá levado à morte do animal. Caso contrário, se o corpo estiver em avançado estado de putrefação, o mesmo é recolhido pelos serviços municipais.
Os golfinhos são nadadores privilegiados, e, às vezes, saltam até cinco metros acima da linha de água, podendo nadar a uma velocidade de até 40 Km/h, mergulhar a grandes profundidades, com a capacidade de viajar milhares de quilómetros. A sua alimentação é feita à base de peixes e lulas. Podem viver de 20 a 35 anos e dão à luz uma cria de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
Há 37 espécies conhecidas de golfinhos de água salgada e doce e a mais comum é a Delphinus Delphis, como o da imagem.
“Os golfinhos brincam com coisas interessantes na água e isto pode incluir pessoas”, afirmou Chris Packham, fotógrafo da natureza, mas “podem tornar-se sexualmente agressivos”, ou, ainda, andar confusos ou desorientados da sua rota original, pelo que todo o cuidado é pouco.