Última hora

Nova ponte sobre o rio Ave entre Vila Nova de Famalicão e Trofa concluída em agosto de 2025

6 Fevereiro 2024
Nova ponte sobre o rio Ave entre Vila Nova de Famalicão e Trofa concluída em agosto de 2025
Local
0

A nova ponte sobre o rio Ave que vai aproximar os municípios de Vila Nova de Famalicão e Trofa deverá estar concluída em agosto de 2025, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o município de Vila Nova de Famalicão refere que a ponte integra o último troço da Variante à Estrada Nacional (EN) 14, num investimento de 12,5 milhões de euros.
“Esta é a peça que faltava para vermos finalmente resolvido um problema de décadas que tantos constrangimentos tem causado a esta região e a este corredor exportador, que tanto faz pelo desenvolvimento e crescimento do nosso país”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Mário Passos sublinhou que a solução encontrada resulta da união de esforços entre os municípios de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia e o Estado central.
Os autarcas daqueles três concelhos reuniram-se hoje para assinalar “in loco” o arranque da construção do último troço da Variante à Estrada Nacional (EN) 14.
Este último troço, que Mário Passos considera ser “estruturante” para a região, terá uma extensão de 2,4 quilómetros, com a existência de percursos pedonais e ciclovia.
A nova ponte, com 163 metros de extensão, será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte sobre o rio Ave na Estrada Nacional (EN) 14.
A intervenção permitirá melhorar as condições de segurança e acessibilidade numa zona “densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caracterizam a atual Estrada Nacional (EN) 14”.