Última hora

Dez barras marítimas fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima no País

24 Fevereiro 2024
Dez barras marítimas fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima no País
País
0

Dez barras marítimas do continente estão hoje fechadas e três estão condicionadas devido à agitação marítima forte, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido aviso vermelho para sete distritos devido à ondulação.
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha Portuguesa, as barras de Aveiro, Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação.
Encontram-se condicionadas três barras, estando a barra de Leixões fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros, enquanto a barra de Viana do Castelo, está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros.
A barra de Lisboa está fechada a navios com calado superior a 8 metros.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à agitação marítima.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vermelho – o mais grave de uma escala de três – nos sete distritos da costa norte portuguesa vigora entre as 07:32 e as 15:00 de hoje em todos os distritos, exceto para Leiria, onde termina às 18:00.
Durante este período o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.
O aviso vermelho passa depois a laranja (o segundo mais grave numa escala de três) nestes distritos, com a previsão de que a agitação marítima possa melhorar, com a previsão de que as ondas possam atingir os 12 metros de altura máxima.
Todos os distritos do litoral de Portugal continental vão estar sob aviso laranja para a agitação marítima até às 06:00 de domingo.