Última hora

Vice-presidente da Câmara de Vila do Conde nas listas do PS pelo Porto à Assembleia da República

27 Janeiro 2024
Vice-presidente da Câmara de Vila do Conde nas listas do PS pelo Porto à Assembleia da República
Política
0

Sara Lobão, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, poderá renunciar ao mandato autárquico e rumar à Assembleia da República.
Numa lista em que os nomes indicados pela distrital socialista são semelhantes àqueles apresentados para as legislativas de 2022, o nome de Sara Lobão é uma novidade no Círculo Eleitoral do Porto.
Fonte da distrital do Partido Socialista (PS) do Porto afirma que Sara Lobão deverá renunciar ao mandato na Câmara Municipal de Vila Conde e passar para o panorama nacional do partido.
Até à data, Sara Lobão ainda não prestou quaisquer declarações sobre o assunto.
Na lista que será encabeçada por Francisco Assis, escolha de Pedro Nuno Santos, destacam-se as saídas de nomes como o de Carla Miranda, antiga vereadora da Câmara do Porto, e o de Hugo Carvalho, deputado na Assembleia da República.
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a dissolução do Parlamento e marcou eleições legislativas antecipadas para 10 de março, na sequência do pedido de demissão do Primeiro-ministro, António Costa.
António Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos num processo relacionado com negócios sobre o lítio, o hidrogénio verde e o data center de Sines terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos.
No dia da demissão, António Costa recusou a prática “de qualquer ato ilícito ou censurável” e manifestou total disponibilidade para colaborar com a justiça.
Alguns dos nomes para a lista de deputados foram votados este sábado em reunião da Comissão Política da Federação Distrital do Partido Socialista (PS) do Porto. Agora, faltam integrar os nomes indicados pelo secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos.
De acordo com a lista aprovada pela Comissão Política da Federação do Porto do PS, o primeiro nome indicado é o de João Torres, ex-secretário-geral adjunto e futuro diretor de campanha dos socialistas nas eleições legislativas antecipadas de 10 de março. Seguem-se na lista a deputada Patrícia Faro, o secretário de Estado João Paulo Correia (Vila Nova de Gaia), o líder da concelhia do Partido Socialista (PS) do Porto Tiago Barbosa Ribeiro, o secretário de Estado Eduardo Pinheiro (Matosinhos) e os deputados Joana Lima (Trofa), José Carlos Barbosa (Paredes), Sofia Andrade e Carlos Brás (Gondomar).
A marcação de eleições legislativas antecipadas para 10 de março fixa o prazo limite de entrega de listas de deputados em 29 de janeiro e a campanha eleitoral entre 25 de fevereiro e 8 de março.