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Troço da variante à EN14 entre Trofa e Famalicão vai custar 12,5M€ e estar pronto em 600 dias

8 Janeiro 2024
Troço da variante à EN14 entre Trofa e Famalicão vai custar 12,5M€ e estar pronto em 600 dias
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O troço final da variante à Estrada Nacional 14 (EN14), entre o Interface Rodoferroviário da Trofa e Santana, em Vila Nova de Famalicão, deverá estar concluído em 600 dias, revelou hoje fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).
O ato de consignação da obra foi hoje assinado pela Infraestruturas de Portugal (IP), que revelou, em comunicado, que a empreitada representa um investimento de 12.550.000 euros.
O troço a construir terá uma extensão de 2,4 quilómetros e completa a ligação da nova variante à EN14, que eliminará os constrangimentos à mobilidade no atravessamento do centro urbano da Trofa, melhorará as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à estação de caminho-de-ferro, diminuindo ainda os tempos de percurso no tráfego com destino às zonas industriais e comerciais existentes, acrescenta a Infraestruturas de Portugal (IP).
No comunicado, a Infraestruturas de Portugal (IP) acrescenta que será construída uma nova ponte, com 163 metros de extensão, na zona de Carqueijoso, ligeiramente a norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte sobre o rio Ave na Estrada Nacional 14 (EN14).
A empresa assinala também que a obra “prevê ainda a criação de quatro rotundas para melhoria das acessibilidades e de um conjunto de restabelecimentos desnivelados que vão assegurar a ligação à rede viária local”, decorrendo o investimento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela União Europeia (UE).
Citado no comunicado, o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, afirmou que “até ao final do ano de 2023 a IP cumpriu com sucesso os 10 marcos definidos no PRR para investimentos rodoviários, no que respeita às componentes ‘Missing Links’ e Aumento de Capacidade, Ligações Transfronteiriças e Acolhimento de Áreas Empresariais, correspondendo a 53% do total de objetivos a cumprir até ao final do plano”.
Indica a Infraestruturas de Portugal (IP) que as intervenções no corredor da EN14, entre a Maia (Porto) e Vila Nova de Famalicão (Braga), visam melhorar as condições de segurança e acessibilidade numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caracterizam a atual Estrada Nacional 14.
Dadas as especificidades das zonas atravessadas, a construção da nova variante à EN14 está a ser concretizada de forma faseada, em três lanços principais: “Maia/Trofa”, “Variante à Trofa” e “Trofa/Vila Nova de Famalicão”, prossegue a nota de imprensa.
Uma vez concluída, a obra “aproximará a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a rede de autoestradas que caracteriza a envolvente (A3, A7 e A28)”, bem como “potenciar a zona de influência do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e do Porto de Leixões e melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias”, conclui a Infraestruturas de Portugal (IP).