Última hora

Rio Ave quebra jejum em Vila do Conde com vitória da eficácia sobre o Portimonense

8 Janeiro 2024
Rio Ave quebra jejum em Vila do Conde com vitória da eficácia sobre o Portimonense
Desporto
0

O Rio Ave bateu este domingo o Portimonense por 2-0, num jogo da 16.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol em que os vila-condenses revelaram maior eficácia no segundo tempo e quebraram uma série de cinco jogos sem vencer.
Depois de um primeiro tempo de fraca qualidade de parte a parte, os dois conjuntos empenharam-se após o descanso, mas foi o Rio Ave a ter maior acerto, com os golos do ganês Boateng (54) e do suplente Zé Manuel (89).
Com este resultado, o Rio Ave quebra o jejum de vitórias que durava há cinco jornadas e deixa os lugares de descida, ascendendo ao 15.º lugar, com 15 pontos.
Com esses mesmos 15 pontos fica o Portimonense, mas caindo para o 16.º lugar, em posição de ‘play-off’ de manutenção, mantendo-se num ciclo negativo, com apenas um ponto somado nos últimos cinco jogos.
Essa necessidade dos dois conjuntos em regressar aos êxitos até tolheu a audácia de ambos no primeiro tempo, com um futebol muito cauteloso, preso no meio campo e inimigo do bom espetáculo.
O Rio Ave, que até foi tendo uma maior, mas inconsequente, posse de bola, ainda tentou, na sequência de um canto, quebrar a toada, mas com o central Aderllan Santos a cabecear por cima.
O Portimonense também não fazia muito melhor para travar os bocejos da bancada, e a sua melhor tentativa de resposta, em contra-ataque, só surgiu aos 40 minutos, quando Hélio Varela ganhou espaço após um erro defensivo dos locais, mas, em boa posição atirou por cima.
Antes, os vila-condenses ainda tiveram numa tentativa de desvio de Boateng uma ténue chance, mas o ‘nulo’ ao intervalo foi condizente com a produção ofensiva das duas equipas.
No regresso do descanso, os algarvios foram os primeiros a mostrar vontade de quebrar a pobre toada do jogo, com um remate corajoso de Carlinhos, logo aos 47 minutos, por cima.
O Rio Ave acusou a ameaça e forçou mais vezes a sua presença na área contrária, rondando o golo inaugural em remates de Fábio Ronaldo e Boateng.
A crença dos nortenhos acabou por dar frutos aos 54 minutos, quando na recarga a um primeiro remate de Costinha, que Pedrão tirou em cima da linha de golo, e depois de um erro do guarda-redes forasteiro, Boateng teve mais pontaria e assinou o 1-0.
A equipa do sul do país ainda reclamou um fora de jogo, no lance prévio ao golo dos anfitriões, mas, concentrou-se, logo depois, na recuperação, criando, no imediato, chances para tal.
Dois remates perigosos, de Hélio Varela e Luan, sublinharam o despertar do Portimonense na partida, mas os algarvios não conseguiram ter a eficácia do adversário, deparando-se com um Rio Ave que se foi fechado e apostando no contra-golpe.
Foi através desse método, que os vila-condenses, já aos 89 minutos, respiraram de alívio, numa investida desenhada pelo inevitável Boateng, e desviada para o 2-0 final, por Zé Manuel.