Última hora

Artista Plástica Isabel Lhano morre aos 70 anos

10 Dezembro 2023
Artista Plástica Isabel Lhano morre aos 70 anos
Local
0

A Artista Plástica Isabel Lhano, natural de Vila do Conde, faleceu na madrugada deste domingo, 10 de dezembro de 2023, “com um aneurisma”, comunicou nas Redes Sociais a sua irmã, Graça Martins.
“É com muito pesar que comunico que faleceu esta madrugada, com um aneurisma, a minha irmã Isabel Lhano”, partilhou Graça Martins, para comunicar a morte da Artista Plástica, de 70 anos de idade.
Na mesma publicação, a irmã de Isabel Lhano agradece, ainda, ao escritor Valter Hugo Mãe por ter “sido amigo e confidente” da sua irmã. “Sem ti a vida dela teria sido mais triste”, acrescentou Graça Martins.
A irmã da Artista Plástica salientou, ainda, que Isabel Lhano parte “depois de um percurso artístico exemplar, com várias exposições no ativo até ao final do ano, respetivamente na Póvoa de Varzim e Vila do Conde”.
Recentemente, a propósito das exposições de Isabel Lhano, Valter Hugo Mãe sublinhou, numa das suas crónicas na revista Notícias Magazine, que, para a artista, “a arte tem necessariamente um compromisso ético, social, e não pode ser um exercício de ego”.
Sobre as exposições, Isabel Lhano destacou, recentemente, na sua página de Facebook que: “só agora tive força anímica para vos falar da autêntica maratona artística que percorri, desde 30 de Setembro até 28 de Outubro, em que inaugurei 5 exposições e apresentei o maravilhoso livro da minha vida e obra”.
Na altura, partilhou: “os meus agradecimentos para todas e todos que tornaram possível esta “aventura” antológica, respetivamente as Câmaras e os Vereadores da Cultura das 2 cidades, a Coordenadora do Centro de Memória, as amigas e amigos que cederam as suas colecções particulares para as mostras e quem veio assistir, apesar do mau tempo, que são a essência disto tudo, porque sem público não existe Cultura”.
A celebrar 70 anos de existência e 50 de carreira, a Artista Plástica tem várias exposições patentes até ao final do ano, quer em Vila do Conde, como na Póvoa de Varzim.
O jornal Renovação endereça as mais sentidas condolências à família da Artista Plástica, Pintora, Professora e Ativista Artística Isabel Lhano.