Última hora

Primeiro-ministro António Costa apresentou a demissão ao Presidente da República

7 Novembro 2023
Primeiro-ministro António Costa apresentou a demissão ao Presidente da República
Política
0

O Primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que apresentou a sua demissão ao Presidente da República, após o Ministério Público revelar que é alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio.
“Obviamente, apresentei a minha demissão ao senhor Presidente da República”, declarou o Primeiro-ministro.
A comunicação ao país de António Costa, a partir da residência oficial do Primeiro-ministro, acontece também na sequência de buscas em São Bento, visando o seu chefe de gabinete, Vítor Escária, e membros do seu Governo.
O Primeiro-ministro manifestou hoje, na sua comunicação ao País, total disponibilidade para colaborar com a Justiça “em tudo o que entenda necessário”, mas recusou a prática “de qualquer ato ilícito” ou censurável.
“Quero dizer, olhos nos olhos aos portugueses, que não me pesa na consciência a prática de qualquer ato ilícito, ou sequer de qualquer ato censurável”, afirmou António Costa numa declaração ao país na residência oficial do Primeiro-ministro, em São Bento.
O chefe do executivo disse estar “totalmente disponível para colaborar com a Justiça em tudo o que entenda necessário para apurar toda a verdade, seja sobre que matéria for”.
António Costa anunciou hoje que apresentou a sua demissão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após o Ministério Público revelar que é alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio.
António Costa apresentou a demissão ao fim de quase oito anos em funções como Primeiro-ministro, cargo para o qual foi empossado em 26 de novembro de 2015 pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.