Última hora

Preservação de árvores, mercearia comunitária e apoio a jovens mães premiados pela ODSlocal

4 Novembro 2023
Preservação de árvores, mercearia comunitária e apoio a jovens mães premiados pela ODSlocal
País
0

Um projeto sobre preservação de árvores de grande porte e restauro ecológico, outro de apoio a grávidas e mães adolescentes, e uma iniciativa que combina sustentabilidade, saúde, produção local e solidariedade venceram os prémios ODSlocal, anunciou hoje a organização.
Os prémios promovidos pela Plataforma ODSlocal visam distinguir projetos inspiradores de sustentabilidade e de boas práticas da sociedade civil e dos municípios para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
Nesta terceira edição da iniciativa, na categoria Projetos Locais para os ODS, foram premiados a Associação VERDE, com a iniciativa “Carbono Diverso”, no município de Lousada, distrito do Porto; a instituição particular de solidariedade social Ajuda de Mãe, com o projeto “Escola Mãe”, em Lisboa; e a Cooperativa Rizoma, com “Rizoma Cooperativa Integral – Mercearia comunitária autogerida”, também na capital.
De acordo com a organização, o projeto pioneiro “Carbono Diverso” destaca-se por preservar árvores de grande porte e investir no restauro ecológico e na plantação, enquanto o “Escola Mãe” reflete “a qualidade do trabalho da instituição e o potencial de transformação social, gerando impactos concretos na vida das pessoas, nomeadamente apoiando grávidas/mães adolescentes, e intervindo na prevenção do abandono escolar”.
Já o “Rizoma Cooperativa Integral” é uma iniciativa “cidadã coletiva que combina sustentabilidade, saúde, produção local, solidariedade e cidadania, com o envolvimento direto dos membros da comunidade para encontrar soluções participadas para problemas”.
A Plataforma ODSlocal distinguiu também os municípios que promoveram e desenvolveram “conjuntos de boas práticas e evidenciaram um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local” para a concretização dos ODS.
Na Subcategoria Boa Prática Individual 2023, os prémios foram para o Seixal, distrito de Setúbal, com a iniciativa “Seixal Saudável”, e para o município de Loulé, distrito de Faro, pelo projeto “Aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira”.
Os três vencedores da subcategoria Melhor Conjunto de Boas Práticas são os municípios de Matosinhos, Porto, Torres Vedras, Lisboa e Loulé. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas ao município de Mafra, distrito de Lisboa, e a Viana do Castelo.
Foram também entregues os Selos ODSlocal, certificação que distingue os municípios signatários da versão avançada da Plataforma ODSlocal, por evidenciarem um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local, em duas categorias: Desempenhos Municipais e Dinâmicas Municipais.
Angra do Heroísmo (ilha Terceira, Açores), Guimarães (Braga), Campo Maior (Portalegre), Oeiras (Lisboa), Castelo de Vide (Portalegre), Sousel (Portalegre), Cascais (Lisboa), Alter do Chão (Portalegre), Monforte (Portalegre) e Arronches (Portalegre) apresentaram as melhores pontuações globais na categoria Desempenhos Municipais.
Na categoria de Dinâmicas Municipais destacaram-se de Angra do Heroísmo (Açores), Guimarães, Campo Maior, Oeiras, Lagoa (Açores), Matosinhos, Mértola (Beja), Torres Vedras, São João da Pesqueira (Viseu) e Arcos de Valdevez (Viana do Castelo).
As distinções foram entregues na quinta-feira em Viana do Castelo, no âmbito da conferência “Das Metas às Soluções”.
A plataforma ODSlocal resulta de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (da Universidade de Lisboa), o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa, e a 2adapt-Serviços de Adaptação Climática, com o apoio pela Fundação “la Caixa”.