Última hora

Câmara de Famalicão aprova orçamento de 163 milhões de euros para 2024 com abstenção do PS

27 Novembro 2023
Câmara de Famalicão aprova orçamento de 163 milhões de euros para 2024 com abstenção do PS
Política
0

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou hoje, com a abstenção do PS, o orçamento para 2024, no valor de cerca de 163 milhões de euros, apresentando a habitação como “grande destaque”.
Os quatro vereadores socialistas abstiveram-se por considerarem que “não se vislumbra qualquer obra marcante” para 2024.
O Presidente da Câmara, Mário Passos, eleito pela coligação PSD/CDS-PP, diz que, com este orçamento, superior em 24 milhões de euros ao do corrente ano, Vila Nova de Famalicão renova a sua “ambição em termos de ação” e o seu “compromisso em termos de disciplina financeira e económica”.
“É um documento rigoroso e ambicioso, que não esquece nada, nem ninguém”, sublinhou.
A Habitação está entre as áreas “mais evidenciadas” na proposta do orçamento municipal para 2024, com a implementação no terreno dos primeiros resultados das várias medidas já adotadas pela autarquia no âmbito da Estratégia Local de Habitação.
Em causa está, designadamente, o início da construção das novas habitações contratualizadas ao abrigo das ofertas públicas de aquisição lançadas pela Câmara Municipal, a entrega das primeiras habitações adquiridas e reabilitadas pela autarquia, a constituição de uma bolsa de terrenos municipais para a disponibilização de lotes para autoconstrução a preços mais reduzidos, a promoção do programa municipal de arrendamento acessível e o arranque da construção da residência de estudantes no centro urbano.
A Câmara diz, ainda, que, em 2024, “dará início a um conjunto de grandes obras fundamentais para a promoção da qualidade de vida dos famalicenses, com melhorias significativas no que toca ao estacionamento na cidade, com a construção do novo parque junto ao hospital, com o arranque do processo de construção de um silo-auto para a criação de um interface rodoferroviário junto à Estação Ferroviária e de um novo parque de estacionamento junto à Unidade de Saúde Urbana.
Na Educação, a maioria destaca o arranque da construção das novas escolas básicas de Brufe e Arnoso Santa Eulália, bem como a continuação da renovação e ampliação do parque escolar municipal com intervenções em vários equipamentos e estabelecimentos de ensino.
Na Saúde, aponta a construção de duas novas Unidades de Saúde Familiar, em Joane e São Miguel-o-Anjo, e o início dos processos para a reabilitação da Unidade de Saúde Urbana e para a construção dos novos Centros de Saúde de Nine, Ruivães e Lousado.
No Desporto, o executivo de Mário Passos destaca a construção do novo Skate Parque de Sinçães e o arranque do processo para a beneficiação e ampliação das Piscinas Municipais de Famalicão.
“O próximo ano ficará também marcado pela conclusão da rede de abastecimento de água no concelho e por um grande esforço na melhoria da rede viária, nomeadamente na recuperação das estradas municipais mais degradadas, como é o caso da EM572 que liga Ribeirão a Louro e da EM574 que liga Oliveira São Mateus a Pedome.
No entanto, o PS, único partido da oposição, diz que não está prevista “qualquer obra marcante” para 2024.
“Não é ano eleitoral. Acreditamos que no seguinte virão as chamadas obras do mandato”, disse o vereador socialista Paulo Folhadela.
O PS diz ainda que, em 2024, Famalicão “vai evoluir apenas pela força dos famalicenses, dos trabalhadores, das empresas e das associações”.
“A Câmara vai limitar-se a acompanhar essa dinâmica, em vez de assumir uma atitude liderante”, acrescentou.
Segundo Paulo Folhadela, os investimentos no concelho assentarão, sobretudo, nos pilares fundos comunitários e Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).