Última hora

PCP do Porto defende que proposta de OE2024 “não tem respostas” para os problemas da região

26 Outubro 2023
PCP do Porto defende que proposta de OE2024 “não tem respostas” para os problemas da região
Política
0

A Direção da Organização Regional do Porto (DORP) do Partido Comunista Português (PCP) defendeu hoje que a Proposta de Orçamento do Estado para 2024 “não tem respostas” para os problemas da região, exigindo “soluções” para o Norte e para o País.
Em comunicado, o Partido Comunista Português (PCP) do Porto refere que na proposta do Governo, apresentada num momento em que o país “está confrontado com um forte agravamento do custo de vida”, perda do poder de compra, problemas no Serviço Nacional de Saúde e no acesso à habitação, “era expectável encontrar a resposta aos problemas com que o país está confrontado”.
“Mas, para lá de não responder aos problemas do país, esta proposta de Orçamento também não responde aos problemas específicos da região”, defende o PCP.
À semelhança das críticas que fez ao Orçamento do Estado para 2023, aquela estrutura aponta como problemas específicos da zona Norte, a que o documento não responde, a necessidade de construção do novo Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, a falta de habitação que “alastra no distrito” e as “mais evidentes” carências de uma rede pública de creches e lares.
Segundo o PCP, a proposta de Orçamento do Estado “mantém constrangimentos como as ex-SCUT (A4, A41, A42, A28, A29), não prevê verbas para a conclusão do IC35, há mais de 20 anos prometido, continua a adiar o investimento na ferrovia que permita a reabertura da Linha de Leixões, com ligação a Campanhã por Ermesinde, ou a reabertura de Linha do Tâmega”.
O PCP aponta ainda como falhas no documento proposto pelo Governo a falta de previsão das verbas necessárias a um “verdadeiro desenvolvimento das linhas de Metro, que permita avançar em 2024 com as linhas há muito previstas para a Trofa, centro de Gondomar (por Valbom), Campo Alegre, Devesas, São Mamede de Infesta ou nova linha da Maia”.
“Esta proposta de Orçamento não serve o país, nem serve a região. O PCP não deixará de intervir na denúncia do conteúdo desta proposta e na exigência das respostas e soluções que o país e a região precisam”, conclui a Direção da Organização Regional do Porto (DORP) do Partido Comunista Português (PCP).