Última hora

A hora muda na madrugada deste domingo e vai poder dormir mais uma hora no fim-de-semana

28 Outubro 2023
A hora muda na madrugada deste domingo e vai poder dormir mais uma hora no fim-de-semana
País
0

Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão atrasar os relógios uma hora na madrugada do próximo domingo, dando início ao horário de inverno. Por isso, o fim-de-semana vai ter mais uma hora.
Na madrugada de domingo (29 de outubro), em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, quando forem 2.00 horas os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a ser 1.00 hora.
Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 1.00 hora da madrugada de domingo, passando para as 00.00 horas.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro.
A mudança da hora é vista pela positiva por muitos, que hoje vêm esta medida como sinónimo de mais uma hora de fim-de-semana. Para outros nem tanto, uma vez que significa que os dias passarão a ser mais curtos, ficando de noite mais cedo.
A primeira vez que se alterou a hora foi durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, com o intuito se de poupar recursos indispensáveis, como por exemplo o carvão, e potencializar as horas de luz solar. Estando agora a Europa a enfrentar uma situação crítica dado as consequências da Guerra da Ucrânia – nomeadamente uma crise energética. No entanto, é pertinente ponderar se esta opção continuará a fazer sentido no futuro.
Esta é uma discussão que se mantém há muitos anos e cada vez mais se tem questionado o porquê de se continuar a adiar ou a atrasar os relógios uma hora. Isto porque, se por um lado se ganham horas de luz ao final da tarde, a verdade é que estas se perdem no período da manhã (e vice-versa). Porém, ainda não se chegou a um consenso, havendo especialistas de diferentes áreas que defendem as várias hipóteses.