Última hora

Câmara Municipal de Matosinhos em 1.º lugar do ‘ranking’ de Transparência da plataforma Dyntra

25 Outubro 2023
Câmara Municipal de Matosinhos em 1.º lugar do ‘ranking’ de Transparência da plataforma Dyntra
Política
0

Matosinhos alcançou este ano o 1.º lugar do ‘ranking’ de Transparência da plataforma Dyntra dirigido aos municípios, o que demonstra que a autarquia está “totalmente aberta à população”, disse a Presidente da Câmara Municipal matosinhense, Luísa Salgueiro.
“Trabalhamos a informação de forma a ficar toda disponível. No fundo, é abrir o funcionamento da Câmara a todas as pessoas. É uma Câmara totalmente aberta à população”, disse a socialista Luísa Salgueiro.
A Câmara Municipal de Matosinhos conquistou o 1.º lugar, com a pontuação de 86,33%. Seguem-se, na avaliação da Dyntra, as Câmaras Municipais de Murça e Lousada, ambas com 85,61% de pontuação.
No terceiro lugar surge a Câmara Municipal de Leiria e, nos seguintes, estão a de Bragança (4.º lugar), Braga (5.º) e Vila Nova de Famalicão (6.º).
A Câmara Municipal da Maia ocupa o 8.º lugar e a de Lisboa o 9.º lugar.
Em 2021, Matosinhos ficou na 14.ª posição deste ‘ranking’ e, em 2022, alcançou o 2.º lugar, com 77,7%.
A autarca Luísa Salgueiro esclareceu que a Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, disponibiliza, de forma “fácil e acessível”, toda a informação sobre a “parte financeira, obras municipais, planos em vigor, contratação pública ou eleitos locais”.
“Este primeiro lugar no ‘ranking’ é um motivo para continuarmos a trabalhar e aproximar a gestão autárquica das pessoas”, frisou a também Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
De acordo com a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, a intenção é que os munícipes “conheçam tudo sobre o seu município”.
“Estamos cada vez mais focados em mostrar a transparência das nossas decisões”, observou, ainda, a autarca matosinhense.
Luísa Salgueiro esclareceu que, em Portugal, existiam duas entidades que faziam a avaliação da transparência municipal, mas o Índice de Transparência Municipal (ITM) está “suspenso”, ficando a Dyntra como a única ativa em Portugal.