Última hora

Autoridade Marítima retoma buscas por dois desaparecidos no Porto da Póvoa de Varzim

1 Outubro 2023
Autoridade Marítima retoma buscas por dois desaparecidos no Porto da Póvoa de Varzim
Local
0

As buscas por duas pessoas que alegadamente desapareceram no sábado, no mar, junto ao molhe norte da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, foram hoje retomadas envolvendo um meio aéreo, disse fonte da Marinha Portuguesa.
De acordo com o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional (AMN), as buscas retomaram hoje pelas 8:00, com uma embarcação salva-vidas da Estação Salva-Vidas da Póvoa de Varzim.
Além das buscas no mar, desenvolvem-se igualmente trabalhos em terra, com elementos do Comando Local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, patrulhas dos Bombeiros e colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP).
Está também empenhado nas buscas um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, de acordo com a mesma fonte.
Em comunicado divulgado no sábado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) referiu serem desconhecidas as causas que estiveram na origem da ocorrência, tendo as buscas sido interrompidas ao início da noite sem que tivessem sido encontradas as vítimas.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) acrescentou que o alerta foi dado às 16:52, por um familiar das vítimas, tendo sido iniciadas de imediato buscas no local, que contaram com o apoio de uma aeronave da Força Aérea.
Nas buscas participaram também elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, tripulantes da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim, elementos do Projeto SeaWatch, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e da Associação de Nadadores-salvadores “Os Golfinhos” e ainda militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) e agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila do Conde.
Todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas em todo o mundo.
Em Portugal, só entre janeiro e setembro de 2022 o afogamento causou a morte a 134 pessoas, 102 homens, 31 mulheres e a um ser humano não determinado, segundo o Observatório do Afogamento.
Em época de temperaturas convidativas a banhos e numa altura em que as praias estão sem vigilância, as autoridades pedem cuidados especiais a quem vai às praias nos próximos dias.
As autoridades apelam à responsabilidade de cada um, uma vez que a época balnear ainda não acabou.