Última hora

Governo de Portugal aprova novo modelo de Unidades de Saúde Familiar e alarga-o a Hospitais

14 Setembro 2023
Governo de Portugal aprova novo modelo de Unidades de Saúde Familiar e alarga-o a Hospitais
País
0

O Governo aprovou hoje o diploma do novo modelo das Unidades de Saúde Familiar (USF) e criou as condições para generalizar o mesmo modelo, de equipas multiprofissionais auto-organizadas, nos Hospitais.
O anúncio foi feito pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na conferência de imprensa realizada após o Conselho de Ministros, em que afirmou que o diploma permitirá generalizar as Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo tipo B, em que a remuneração está associada ao desempenho dos profissionais.
Segundo o Ministro da Saúde, o Governo de Portugal concluiu que se trata de “um modelo eficaz de prestação de cuidados que alarga o acesso à população, que aumenta a satisfação da população e que também aumenta a satisfação dos profissionais, tendo evidentemente um impacto na remuneração desses profissionais que prestam um serviço acrescido”.
O executivo estima que “em termos diretos, a generalização das USF modelo B permitirá que mais cerca de 250.000 portugueses tenham acesso a uma equipa de saúde familiar”.
Ao mesmo tempo, anunciou Manuel Pizarro, foram criadas as condições para generalizar o mesmo modelo de equipas multiprofissionais, auto-organizadas, nos hospitais.
“No caso dos hospitais, serão designadas, como já o são, Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) e o que pretendemos é, não apenas valorizar os que já existem, como criar condições para que eles se desenvolvam em novas áreas”, afirmou Manuel Pizarro.
Acrescentou que ainda este ano o Governo de Portugal pretende lançar “os primeiros CRI [Centros de Responsabilidade Integrados] na área da Urgência, um tema central do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde, na área da medicina interna, uma área basilar do funcionamento dos hospitais públicos, e na área da saúde mental”, que tem “relevância social e comunitária”.
O diploma foi aprovado, embora sem o acordo dos sindicatos.