Última hora

Câmara Municipal de Famalicão lança segunda OPA para compra de mais 225 fogos por 38M€

14 Setembro 2023
Câmara Municipal de Famalicão lança segunda OPA para compra de mais 225 fogos por 38M€
Local
0

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai lançar uma segunda Oferta Pública de Aquisição (OPA), no valor de 38 milhões de euros, para a compra de 225 fogos, anunciou o município.
Em comunicado, o município refere que a OPA se destina a 40 habitações T1, 72 de tipologia T2, 83 de tipologia T3 e 30 habitações T4.
Os fogos serão destinados aos beneficiários do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência denominado 1.º Direito.
A primeira OPA foi lançada em meados de março e levará a Câmara Municipal de Famalicão a adquirir 81 imóveis por mais de 10 milhões de euros.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, diz que a habitação é uma “aposta prioritária”.
“Este é um dossiê muito desafiante para o nosso país. A discussão é bem-vinda, mas precisamos de agir mais e quanto mais rápido melhor. É o que estamos a fazer em Famalicão, que, com estas duas ofertas públicas, põe em marcha já quase 50 milhões dos 62,5 que em janeiro anunciou para a área da habitação”, refere Mário Passos.
Em relação à primeira Oferta Pública de Aquisição (OPA), Mário Passos adianta que, nas candidaturas apresentadas, a vertente de aquisição de fogos por construir foi a que registou mais expressão, contrastando com a vertente de aquisição de fogos já edificados, que registou uma única candidatura.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem 62.5 milhões de euros para investir durante seis anos na melhoria do parque habitacional do concelho, no âmbito do acordo de colaboração celebrado em outubro de 2022 com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para a execução do 1.º Direito.
O acordo permitirá melhorar as condições de habitabilidade de mais de 800 agregados familiares do concelho.
O apoio permitirá financiar, a 100%, soluções de habitação para 817 agregados do concelho, correspondentes a 2.947 pessoas, que não têm capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada e que estão já sinalizadas.