Última hora

Câmara de Matosinhos reabilita 17 habitações no Bairro Têxtil classificado de Interesse Municipal

12 Setembro 2023
Câmara de Matosinhos reabilita 17 habitações no Bairro Têxtil classificado de Interesse Municipal
Política
0

A Câmara Municipal de Matosinhos vai reabilitar 17 habitações no Bairro da Caixa de Previdência da Indústria Têxtil que foi, recentemente, classificado de Interesse Municipal, adiantou hoje a empresa MatosinhosHabit, que gere o parque habitacional matosinhense.
A empreitada, que vai agora ser lançada a concurso público, visa o interior das 17 habitações e tem um investimento de 272 mil euros, especificou a MatosinhosHabit, em comunicado.
O prazo de execução da obra é de quatro meses.
Esta obra insere-se nos objetivos da MatosinhosHabit e na Estratégia Local de Habitação de reabilitar 100 habitações devolutas ao longo deste ano.
O Bairro da Caixa de Previdência da Indústria Têxtil tem 155 fogos de habitação, dos quais 83 são propriedade da autarquia, explicou a MatosinhosHabit.
Da autoria do arquiteto Germano de Castro Pinheiro, o Bairro da Caixa de Previdência da Indústria Têxtil foi construído ao longo da década de 1950, numa época de grandes incentivos do regime político à indústria têxtil, setor com um peso muito significativo no mercado de emprego e na exportação nacional.
Nessa ocasião foi fomentada a construção de habitações de renda acessível em áreas na proximidade das instalações fabris, através das Caixas de Previdência, ao abrigo do Programa de Casas Económicas.
“O Bairro da Caixa Têxtil é um conjunto habitacional coeso e de forte identificação arquitetónica, destacando-se no contexto urbanístico em que se insere. Ao tempo, foi uma obra inspiradora pela modernidade e autenticidade da sua mensagem cultural”, afirma a presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, Manuela Álvares.