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Arranque da nova rede de transportes da Área Metropolitana do Porto adiado um mês

22 Setembro 2023
Arranque da nova rede de transportes da Área Metropolitana do Porto adiado um mês
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Unir, a nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP), vai arrancar um mês depois do previsto, passando a data prevista para 1 de dezembro, por causa de “algumas dificuldades” com a entrega dos veículos.
A explicação para aquele atraso foi hoje dada pela primeira-secretária da Comissão Executiva Metropolitana, Ariana Pinho, durante a reunião do Conselho Metropolitano, depois de confrontada com notícias que davam conta que a nova rede não iria arrancar a 1 de novembro, como estava estipulado.
“Nós estamos a verificar nas várias reuniões que temos tido com os operadores uma elevada dificuldade quer na entrega dos autocarros, que está sobejamente atrasada. Não há nenhum operador que tenha 100% da frota disponível. O momento também seria a 1 de novembro, mas nós já prevemos que essa situação não vai ocorrer”, começou por explicar Ariana Pinho.
Segundo a responsável, além das dificuldades sentidas pelos operadores, há outras “circunstâncias que não são favoráveis” ao arranque da Unir a 1 de novembro, havendo “um conjunto de fatores que vêm criar entropias” ao inicio da operação
“Por uma questão de segurança começámos a ponderar o adiamento da operação. Até porque nós teríamos a 1 de novembro três lotes a conseguir avançar, não nas circunstâncias ideais (…), mas por uma questão até de equilíbrio entendemos que o ideal seria adiar um mês a operação”, finalizou.
A nova data apontada para o arranque da Unir é 1 de dezembro.
O chefe da divisão de Planeamento e Gestão da Mobilidade da Área Metropolitana do Porto (AMP), Jorge Barbeiro, afirmou numa cerimónia na Póvoa de Varzim que “há lotes que estão mais avançados do que outros”.
A nova rede metropolitana de autocarros operará em todos os concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), com exceção do Porto (tirando no início e fim de linhas), onde a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) detém a exclusividade da operação dentro do município.
A nova rede de mais de 430 linhas vai substituir os atuais operadores privados nos 17 concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), acaba com um modelo de concessões linha a linha herdado de 1948, incorpora o sistema Andante e os autocarros terão uma imagem comum em todo o território, sendo sobretudo azuis, pretos e brancos.