Última hora

Ministra da Coesão Territorial considera “legítima” pretensão do CITEVE de isenção de IRC

14 Abril 2023
Ministra da Coesão Territorial considera “legítima” pretensão do CITEVE de isenção de IRC
Tecnologia
0

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, considerou hoje “legítima” a pretensão do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), em Vila Nova de Famalicão, de ficar isento do pagamento de IRC [Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas].
“[Vejo essa pretensão] como legítima. O CITEVE é uma entidade privada, mas é uma entidade cuja atividade pode ser dividida em atividade que corresponde à prestação de serviços, mas em atividade também de investigação e, portanto, em muitas das suas áreas, não se distingue da academia. É um verdadeiro centro de investigação”, referiu.
Por isso, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse que o assunto “deve ser analisado e deve ser acarinhado, porque o CITEVE faz também atividades que outras entidades fazem e que não pagam IRC”.
E, acrescentou, deve haver “o mesmo tratamento no âmbito dos centros tecnológicos”.
Garantiu que levará a “preocupação” do CITEVE ao Ministério das Finanças, mas reiterou que considera a pretensão “legítima”, mesmo “não tendo estudado o assunto em profundidade”.
O presidente do CITEVE, António Amorim, pediu hoje a Ana Abrunhosa que interceda junto do Ministro das Finanças, Fernando Medina, no sentido de aquele centro tecnológico não pagar IRC, a exemplo do que acontece com outras estruturas do mesmo tipo.
“O CITEVE é uma entidade pública sem fins lucrativos, tem tido resultados positivos face a uma boa gestão e, portanto, não pode ser penalizada a pagar IRC quando sabemos que outras estruturas do mesmo tipo que fazem investigação e desenvolvimento estão isentas de pagar”, referiu.
Considerou tratar-se de uma “injustiça” e garantiu que já há vários anos reclama a isenção junto dos sucessivos governos.
Segundo António Amorim, “há uma indicação da parte do Ministério da Economia para as Finanças a dizer que, de facto deve ser isentado”, mas a verdade é que a isenção nunca avançou.
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), que está envolvido, com vários consórcios, em 19 agendas mobilizadoras no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, com projetos avaliados num total de 80 milhões de euros.