Última hora

Freguesia de Ribeirão em Vila Nova de Famalicão com eleições intercalares a 11 de junho

14 Abril 2023
Freguesia de Ribeirão em Vila Nova de Famalicão com eleições intercalares a 11 de junho
Política
0

As eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Ribeirão, em Vila Nova de Famalicão, foram marcadas para 11 de junho, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.
O despacho é assinado pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Soares Miguel.
As eleições naquela freguesia do distrito de Braga decorrem da renúncia a mandato de todos os eleitos da lista vencedora, liderada por Leonel Rocha (coligação PSD/CDS-PP).
Aquando da renúncia, o presidente da Junta de Ribeirão, Leonel Rocha, adiantou que o chumbo do orçamento para 2023 em Assembleia de Freguesia foi a “gota de água que fez transbordar o copo”.
A maioria e a oposição desentenderam-se por causa da alegada duplicação de uma verba para a instalação de um elevador na sede da Junta.
Leonel Rocha assumiu o lapso e manifestou intenção de o corrigir, mas a oposição chumbou contra o orçamento e a maioria demitiu-se.
Em resultado das eleições de 2021, a Junta de Ribeirão ficou composta por três elementos da coligação PSD/CDS-PP e dois de um movimento independente.
Os cinco eleitos governaram a freguesia ao abrigo de um acordo pós-eleitoral.
Já a Assembleia de Freguesia é composta por seis eleitos da coligação PSD/CDS-PP, cinco de um movimento independente e dois do PS.
O orçamento para 2023 foi aprovado por unanimidade na Junta de Freguesia de Ribeirão, mas acabou por não passar na votação da Assembleia de Freguesia, fruto dos votos contra dos cinco independentes e de um eleito do PS (o outro não esteve presente).
Leonel Rocha já anunciou a sua recandidatura, assim como Paula Cristina Santos, candidata pelo Movimento Juntos por Ribeirão.
Anunciadas estão também as candidaturas de Pedro Ruben Gomes (PS), Miguel Cruz (Chega) e Sara Silva (CDU).