Última hora

Mais de 600 famílias precisam de habitação social e realojamento em Vila do Conde

2 Abril 2023
Mais de 600 famílias precisam de habitação social e realojamento em Vila do Conde
Local
0

O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, o socialista Vítor Costa, afirma que as 122 casas sociais previstas pela Estratégia Local de Habitação Social (ELH), deixada pelo anterior executivo, são insuficientes. Atualmente, mais de 600 famílias necessitam de habitação e realojamento.
Elisa Ferraz, ex-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, disse ao Jornal de Notícias (JN) que a Estratégia Local de Habitação Social (ELH) é viável e adaptada às necessidades do concelho. E sublinhou ainda que deixou o plano traçado e várias obras prontas para avançar, mas que, um ano e meio após as eleições autárquicas, não houve qualquer avanço.
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), no documento, estavam previstos 175 novos fogos habitacionais, nomeadamente 122 habitações sociais e 53 apartamentos para arrendamento a custos controlados, bem como um investimento de quase 26 milhões de euros destinados à resolução de problemas habitacionais no concelho de Vila do Conde.
Por outro lado, o atual Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde exalta a parceria feita com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde para a construção das 122 habitações e espera ter a obra no terreno já em maio de 2023. Mesmo com o atraso, Vítor Costa prevê que Vila do Conde estará entre as 25 mil primeiras habitações sociais a serem construídas em Portugal e que terão financiamento estatal a 100%, de acordo com o Jornal de Notícias (JN).