Última hora

DRC-N e Câmara de Vila do Conde recuperam Igreja Monumento Nacional de Santa Clara

24 Março 2023
DRC-N e Câmara de Vila do Conde recuperam Igreja Monumento Nacional de Santa Clara
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai assinar um protocolo com a Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N) para a recuperação da Igreja de Santa Clara, monumento nacional erguido no início do século XIV.
O anúncio foi feito hoje pelo autarca de Vila do Conde, Vítor Costa, que detalhou que o entendimento versa a recuperação física do edifício, que tem várias partes degradadas, mas, também, de muitas peças e objetos do seu recheio com “incalculável valor histórico”.
“É um monumento nacional, de responsabilidade da Administração Central, mas que está em franco estado de degradação e abandono. É inadmissível que tal continue. Já recebemos a visita da responsável da DRC-N, que concordou que era fundamental preservar o espaço e as peças existentes”, disse o presidente de Câmara Municipal de Vila do Conde.
O protocolo entre os dois organismos vai ser assinado no domingo, dia de Vila do Conde, e contempla que a Câmara assuma o projeto de recuperação do edifício e um programa de musealização do espaço, através de uma candidatura conjunta a Fundos Europeus.
“Será uma obra de valores elevados, que é difícil calcular, porque implica a recuperação do edificado, das coberturas, vitrais e do próprio órgão. Vamos além das nossas competências, mas não podemos olhar para um património tão identitário da comunidade vilacondense que está degradado e não fazer nada”, desabafou Vítor Costa.
Além do projeto para as futuras intervenções estruturais no edifício, a Câmara Municipal está já a recolher os objetos mais importantes do seu recheio e encaminhá-los para o Centro de Memória Municipal, onde serão inventariados, recuperados e guardados.
Além da vertente de musealização do espaço, o autarca também pretende que reabilitação da Igreja permita que “lá possa acontecer, em segurança, manifestações religiosas, cumprindo o principal propósito para que o edifício foi construído”.
A Câmara Municipal de Vila do Conde acredita que, logo depois de assinado o protocolo com a Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N), possa desenhar o projeto de recuperação em cerca de dois meses para, posteriormente, ser submetido à candidatura aos fundos comunitários.
As obras terão articulação com a recuperação do edifico contíguo ao Convento de Santa Clara, outros dos edifícios icónicos de Vila do Conde, que ao abrigo do programa estatal ‘Revive’ está a ser reconvertido em hotel.
A Igreja de Santa Clara, em Vila do Conde, foi mandada edificar em 1318, por D. Afonso Sanches, filho do Rei D. Dinis, e é um exemplar da construção gótica, estando classificada como monumento nacional desde 1910.