Última hora

BE alerta para “falta de conservação” da Reserva Ornitológica de Mindelo em Vila do Conde

9 Março 2023
BE alerta para “falta de conservação” da Reserva Ornitológica de Mindelo em Vila do Conde
Local
0

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) denunciou a “destruição e falta de conservação” na Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), em Vila do Conde, e questionou o Governo de Portugal sobre que medidas serão tomadas.
Os deputados do BE alertaram para “inegável importância” desta zona protegida, no litoral norte, mas alertaram que têm recebido denúncias de que a reserva está “ameaçada”.
“Em janeiro de 2023, o cordão dunar rompeu numa área significativa, provocando a entrada de água na ROM o que provocou a salinização de uma parte dos terrenos”, pode ler-se num comunicado dos bloquistas, após dados recolhidos pelo FAPAS (Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade).
Segundo o partido, desde essa altura “nada foi feito em termos de conservação”, registando-se um aumento da salinização dos terrenos que, segundo o BE, está “estender-se para áreas de cultivo, o que provocará a morte de grande parte da flora autóctone”.
Nesse sentido, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre o estado da ROM e considerou “fundamental uma intervenção urgente para a preservação e conservação da reserva”.
“Os deputados do Bloco pretendem saber se o Governo tem conhecimento do sucedido e se considera que a ROM está ameaçada (…) e que medidas vão ser tomadas, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde”, questionaram os bloquistas.
O partido também questionou a tutela se “estão previstas intervenções no cordão dunar” que protege a reserva.
A Reserva Ornitológica de Mindelo, situada no litoral sul do concelho de Vila do Conde, foi criada em 1957, sendo então a primeira em Portugal, e desde 2009 foi integrada na Rede Fundamental de Conservação da Natureza.
Além de contemplar um importante mosaico de habitat que inclui cordões dunares, rochedos litorais, zonas húmidas e bouças, acolhe uma diversidade de plantas, 81 espécies de aves, 57 das quais com um estatuto de conservação, e 14 das 17 espécies de anfíbios presentes em Portugal.