Última hora

Queda de 10 metros em poço de elevador em Matosinhos deixa homem em estado grave

5 Janeiro 2023
Queda de 10 metros em poço de elevador em Matosinhos deixa homem em estado grave
Local
0

Um operário da construção civil, de 39 anos de idade, foi hoje transportado em estado grave para o Hospital São João, no Porto, depois de ter caído da altura de cerca de 10 metros num prédio em construção, revelou fonte dos Bombeiros de Matosinhos/Leça.
O acidente ocorreu pelas 10:14, na Rua Congosta do Abade, em Leça da Palmeira, no concelho de Matosinhos, tendo o homem caído no poço do elevador, acrescentou a fonte dos Bombeiros de Matosinhos/Leça.
“Os trabalhos de resgate foram complicados devido ao espaço confinado em que se encontrava caído”, explicou a fonte, revelando que, quando chegaram a ele, “o homem estava consciente, após o que foi estabilizado”.
Pelas 11:15 foi transportado para o Hospital São João em “estado grave”, com “suspeitas de estar politraumatizado”, disse a mesma fonte dos Bombeiros de Bombeiros de Matosinhos/Leça.
No local, para além dos Bombeiros de Matosinhos/Leça esteve também a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Pedro Hispano e a Moto Emergência Médica (MEM) de Matosinhos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Portugal lidera em acidentes de trabalho entre 30 países europeus, seguido de perto pela França e com a Espanha em terceiro lugar, indica um ranking organizado pela consultora britânica Claims.co.uk, baseado em estatísticas do Eurostat relativas a 2019 (UE+2). Nesse ano, com 2 848 acidentes de trabalho por cada 100.000 residentes, Portugal apresentou a taxa mais elevada de sinistros de trabalho envolvendo pessoas em idade ativa (trabalhadores). O Top 5 completa-se com França, Espanha, Luxemburgo e Alemanha, por esta ordem.
Dados da plataforma Pordata mostram que a mortalidade resultante de acidentes de trabalho tem decrescido em Portugal, recuando para menos de 200 casos fatais por ano na última década e a diminuir para pouco mais de uma centena em 2019, ano. O número de acidentes de trabalho desceu, pela primeira vez em cerca de 20 anos, mantendo-se em 2018 e 2019 a um nível inferior a 200 mil e a fixar mínimos desde 2013 (menos de 196 mil no ano pré-pandemia).