Última hora

Executivo da Junta de Ribeirão em Famalicão renuncia ao mandato e vai a eleições intercalares

2 Janeiro 2023
Executivo da Junta de Ribeirão em Famalicão renuncia ao mandato e vai a eleições intercalares
Política
0

Os cinco elementos da Junta de Freguesia de Ribeirão, em Vila Nova de Famalicão, anunciaram esta segunda feira a renúncia ao mandato, abrindo caminho para eleições intercalares, disse o presidente daquele órgão.
Leonel Rocha, eleito numa coligação PSD/CDS, adiantou que o chumbo do orçamento para 2023 em Assembleia de Freguesia foi a “gota de água que fez transbordar o copo”.
“O orçamento tinha um lapso que assumi na hora e que me dispus a corrigir de imediato, mas a oposição preferiu fazer chicana política e chumbou o orçamento”, referiu.
Segundo o autarca, em causa uma verba de 27.500 euros para instalação de um elevador na sede da Junta, que estava no orçamento de 2022 mas que não foi executada, acabou por transitar para o orçamento deste ano.
“Por lapso, a verba não foi vertida a zeros no orçamento de 2022 e a oposição chumbou o orçamento, apesar de termos reconhecido o erro e de explicarmos que a situação seria resolvida de imediato”, criticou Leonel Rocha.
O autarca apontou ainda as “constantes insinuações” dos eleitos na Assembleia de Freguesia, que na última sessão deste órgão apontavam para “alegados favorecimentos” na colocação de sinais de trânsito em “ruas vicinais”.
A Junta de Freguesia de Ribeirão é composta por três elementos da coligação PSD/CDS e dois de um movimento independente, que governam a freguesia ao abrigo de um acordo pós-eleitoral.
Já a Assembleia de Freguesia é composta por seis eleitos da coligação PSD/CDS, cinco de um movimento independente e dois do PS.
O orçamento para 2022 foi aprovado por unanimidade na Junta, mas acabou por não passar na assembleia, fruto dos votos contra dos cinco independentes e de um eleito do PS (um não esteve presente).
Registou-se um empate, que foi desfeito pelo voto de qualidade da presidente da Assembleia de Freguesia, eleita pelo movimento independente.
“Perante este tipo de oposição, optámos por renunciar ao mandato e provocar eleições intercalares”, disse ainda o presidente da Junta.
Leonel Rocha adiantou que vai recandidatar-se, apresentando, “no essencial”, a mesma equipa de 2021.