Última hora

Câmara de Vila do Conde assume aumentos da Lipor e não mexe no tarifário de resíduos

11 Janeiro 2023
Câmara de Vila do Conde assume aumentos da Lipor e não mexe no tarifário de resíduos
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde anunciou que não fará atualizações no seu tarifário de recolha de resíduos sólidos urbanos aos munícipes e que irá absorver um aumento de “4% a 5%”, neste item, que lhe é imputado pela Lipor.
Segundo o presidente da autarquia, Vítor Costa, a medida representa um gasto extra de “70 mil euros anuais, que será suportado pelo orçamento municipal, numa medida social”
“Apesar dos aumentos brutais, nomeadamente de quase 13% na Taxa de Gestão de Resíduos (TGR), a Câmara, atenta às dificuldades das nossas famílias, agravados com a escalada de preços, não vai aumentar a tarifa em 2023. Baixámos nossa receita, mas é uma opção política”, disse o autarca socialista.
O Presidente da Câmara considerou que é uma medida de “coerência e preocupação social”, considerando que fazem sentido depois de ter sido negociada com a Indaqua, empresa que detém a concessão de distribuição da água no concelho, uma redução de “35% do tarifário, para 90% dos consumidores do concelho”.
Ainda nesta questão dos resíduos sólidos, Vítor Costa partilhou que Vila do Conde paga 2,2 milhões de euros anuais pelo serviço à Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, e considerou que o aumento de Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) em 13% foi demasiado.
“Custa-me a entender. Ainda recentemente houve uma grande luta do Governo para que não se aumentasse as portagens em 10% e a TGR [Taxa de Gestão de Resíduos] aumenta em 13%. Sei que os vilacondenses não têm culpa disso e a Câmara vai assumir”, concluiu Vítor Costa.