Última hora

Rio Ave vence Casa Pia com golo madrugador em emotivo duelo de candidatos à subida à II Liga

2 Maio 2022
Rio Ave vence Casa Pia com golo madrugador em emotivo duelo de candidatos à subida à II Liga
Desporto
0

O Rio Ave venceu este domingo o Casa Pia, por 1-0, em partida da 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, decidida com um golo madrugador de Vítor Gomes, num duelo entre candidatos à subida.
O médio dos vilacondenses marcou logo aos quatro minutos de um desafio emotivo, entre duas equipas que fizeram jus ao estatuto de candidatas à subida de divisão, e que mantiveram o resultado em aberto até ao final.
Com este triunfo, o Rio Ave reassume a liderança do campeonato, agora com 64 pontos, mais um que o Desportivo de Chaves, que segue em segundo, enquanto o Casa Pia fecha a jornada no terceiro lugar, em posição de ‘play-off’, com 62.
Neste desafio fundamental para as ambições dos dois conjuntos, a equipa da foz do Ave não podia ter melhor entrada, e logo aos quatro minutos inaugurou o marcador, numa ‘bomba’ de Vítor Gomes, na sequência de um canto que a defesa do Casa Pia não aliviou bem.
Embalados pelo tento madrugador, os vilacondenses estiveram perto de marcar novamente, ainda antes dos 10 minutos, num livre de Guga, que embateu com estrondo na barra da baliza dos visitantes.
O Casa Pia demorou algum tempo a refazer-se da entrada demolidora do Rio Ave, mas, paulatinamente, foi conseguindo armar perigosos contra-ataques que colocaram em sentido os locais.
Em duas dessas ocasiões valeu aos nortenhos a atenção do guarda-redes Jhonatan, que se impôs a remates de Jota Silva e Saviour Godwin, que não conseguiram alterar o 1-0 ao intervalo, apesar da maior acutilância da equipa.
No regresso do descanso, o desafio foi mais dividido, embora com o Casa Pia a mostrar-se mais inconformado com o resultado e a rondar mais vezes a baliza dos nortenhos, e a ameaçar o empate em incitativas de Taira e Jota Silva.
O Rio Ave reagiu, sobretudo em contra-ataque, e numa jogada individual de Joca e num tiro de Costinha também espreitou o golo, embora pertencendo aos lisboetas, já no ‘último suspiro’ a mais clara oportunidade no segundo tempo.
Aos 90+4, Sanca, lançado no segundo tempo pelos lisboetas, rematou de longe e viu a bola embater na barra, tendo Jota Silva, na recarga, permitido uma defesa fundamental do guarda-redes do Rio Ave para manter o 1-0 até ao final.