Última hora

PSP detém 16 pessoas e apreende milhares de artigos alegadamente contrafeitos em Santo Tirso

25 Maio 2022
PSP detém 16 pessoas e apreende milhares de artigos alegadamente contrafeitos em Santo Tirso
Local
0

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 16 pessoas e apreendeu milhares de artigos suspeitos de serem contrafeitos na passada segunda feira, em Santo Tirso, anunciou hoje esta força policial.
A detenção destas 16 pessoas, entre as quais 10 mulheres e seis homens, ocorreu no âmbito de uma ação de combate à prática do crime de contrafação, adiantou a Polícia de Segurança Pública (PSP), em comunicado.
A apreensão dos milhares de artigos aconteceu entre as 11:00 e as 14:00, em Santo Tirso, referiu a Polícia de Segurança Pública (PSP).
A operação foi realizada pelo efetivo da Divisão de Investigação Criminal, que contou com o apoio da Unidade Especial de Polícia e da Divisão Policial de Vila do Conde, assim como com a colaboração de peritos e representantes legais das marcas registadas.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) salientou que, no espaço de três dias e na área de jurisdição da Divisão Policial de Vila do Conde, foram apreendidos milhares de artigos contrafeitos e realizadas 33 detenções.
Os detidos vão agora ser presentes às autoridades judiciárias para aplicação das respetivas medidas de coação.
Uma operação que mobilizou cerca de 70 polícias terminou, esta sexta feira, com a detenção de 17 feirantes, dez mulheres e sete homens, dos quais 16 de nacionalidade portuguesa e uma de nacionalidade marroquina, na feira semanal de Vila do Conde, por venda de vestuário e calçado contrafeitos.
A ação, que contou com a participação de peritos de 18 marcas comerciais, que, no local, confirmaram se vestuário e calçado à venda nas bancas eram originais ou contrafeitos, envolveu também cinco buscas domiciliárias, durante as quais foi aprendida parte dos 1.178 artigos falsificados identificados pela PSP.
A feira de Vila do Conde sempre esteve associada à venda de material contrafeito, porém, ao longo dos últimos meses, o número de comerciantes a vender produtos ilegais foi aumentando, o que motivou várias queixas das marcas que viam os seus logótipos estampados no vestuário e calçado expostos nas bancas.
Para acabar com este fenómeno, a PSP levou a cabo uma operação de grande envergadura e, na sexta feira, deslocou para a feira vilacondense 40 agentes da Divisão de Investigação Criminal, apoiados por 20 elementos da Unidade Especial de Polícia, mais algumas unidades das Equipas de Intervenção Rápida e do efetivo de Vila do Conde.