Última hora

Vereador do PSD Pedro Soares “estupefacto” com polémica orçamental na Câmara de Vila do Conde

16 Dezembro 2021
Vereador do PSD Pedro Soares “estupefacto” com polémica orçamental na Câmara de Vila do Conde
Política
0

O vereador do PSD no atual executivo da Câmara Municipal de Vila do Conde, Pedro Soares, mostrou-se “estupefacto e preocupado” com a polémica de um alegado buraco financeiro de 13 milhões de euros nas contas do município.
“É uma surpresa para mim e para a maioria dos vilacondenses. Fico estupefacto como há um mês, com a anterior presidente de Câmara, se falava em contas certas, e agora vem o novo presidente dizer que temos de pedir um empréstimo para pagar compromissos. Há algo que não bate certo”, disse Pedro Soares.
O social-democrata, que juntamente com os três elementos do movimento independente NAU, da anterior presidente Elisa Ferraz, fazem parte da oposição à nova maioria do PS no executivo, liderado pelo socialista Vítor Costa, considerou que a situação deve ser “cabalmente esclarecida”.
“Acho muito estranho que o mesmo diretor financeiro da autarquia, que no mandato anterior liderado pela NAU assinalava a saúde financeira do município, venha agora, um mês depois das eleições, com este executivo do PS, apontar uma necessidade de cinco milhões de euros para colmatar a ausência de receitas. É algo que não se entende e que tem de ser explicado aos vilacondenses”, acrescentou Pedro Soares.
O vereador do PSD diz que é preciso apurar se “houve empolamento das verbas orçamentadas dos fundos comunitários” feito pelo anterior executivo, como acusa o atual presidente de Câmara, mas também mostrou preocupação com a intenção de um novo endividamento da Câmara.
“Se no primeiro mandato do PS já estamos com um empréstimo de cinco milhões, começo a ficar preocupado como será no final dos 4 anos. Será que vamos voltar a ter uma dívida de 50 milhões?”.
Pedro Soares mostrou-se reticente sobre a capacidade de investimento da autarquia, considerando que “se o empréstimo de cinco milhões de euros for para pagar compromissos já não haverá dinheiro para investimentos”.
“Será esse dinheiro para cumprir as promessas eleitorais feitas pelo presidente Vítor Costa? Mas ainda não ouvimos uma palavra sobre como vai reduzir o preço da água tal como prometeu”, disse o social-democrata.
Pedro Soares revelou, ainda, que votou contra o orçamento de 64 milhões de euros apresentado pelo novo elenco do PS na liderança da Câmara de Vila do Conde, considerando que o documento “não demonstra ambição”.
“É um orçamento que não cria riqueza para o concelho, não vai ao encontro das promessas feitas pelo PS, nem do que o PSD pretendia, nomeadamente na transferência de verbas para as freguesias. Tem muito de virtual e de difícil execução”, disse o vereador social-democrata.