Última hora

Presidente cessante da Associação Nacional de Municípios augura grande trabalho à sequente

9 Novembro 2021
Presidente cessante da Associação Nacional de Municípios augura grande trabalho à sequente
Política
0

O presidente cessante da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, deu o aval à candidata à sua sucessão, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, augurando-lhe um grande trabalho.
“A presidente Luísa Salgueiro é uma pessoa respeitável, experimentada, tem um percurso de vida interessante e auguro-lhe um grande trabalho e um grande êxito à frente da ANMP”, disse hoje, no final da reunião do Conselho Diretivo, que decorreu na Lousã.
Salientando que será a primeira mulher a liderar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), o presidente cessante fala numa nova etapa para os municípios portugueses e mostrou-se convicto de que não haverá “nenhum problema” na eleição da autarca socialista de Matosinhos.
A autarca foi indicada pelo Partido Socialista (PS), pelo que Manuel Machado considera a eleição “pacífica, que continuará a dar resultado”.
O 25.º congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) está agendado para 11 e 12 de dezembro, em Aveiro, para, designadamente, eleger os dirigentes para o próximo mandato, depois das eleições autárquicas de setembro.
Quase a passar o testemunho, Manuel Machado lamentou que, nos seus mandatos, não tenha assistido ao cumprimento integral da Lei das Finanças Locais no Orçamento de Estado, apesar de todo o esforço efetuado nesse sentido nos últimos anos.
“A primeira vez que a proposta de Orçamento de Estado [para 2021] apresentada pelo Governo respeitava e cumpria integralmente a Lei das Finanças Locais, a Assembleia da República chumbou o Orçamento”, frisou.
O ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, que perdeu as eleições autárquicas de setembro, lamentou que o documento tivesse sido rejeitado “depois de um caminho intenso, batalhado e intensamente assumido”, não deixando de manifestar “quão desconcertante é, que feito o caminho, chumbaram o orçamento”.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses é uma entidade de direito privado, fundada em maio de 1984, responsável pela promoção, defesa, dignificação e representação do Poder Local.