Última hora

Assembleia Municipal do Porto aprova plano de logística urbana verde para reduzir poluição

16 Novembro 2021
Assembleia Municipal do Porto aprova plano de logística urbana verde para reduzir poluição
Política
0

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com a abstenção do PS, CDU e BE, o Plano Municipal de Logística Urbana Sustentável que visa reduzir a poluição proveniente do tráfego de veículos associados ao setor da logística.
O Plano Municipal de Logística Urbana Sustentável (PLUS), discutido na sessão que decorreu na segunda feira, engloba um conjunto de medidas e ações que visam, em três anos, assegurar a redução da poluição proveniente do tráfego de veículos associados à logística urbana e diminuir o nível de emissões de CO2 [dióxido de carbono], através do aumento da eficiência das operações de cargas e descargas.
A par da redução do nível de emissões de CO2, o plano pretende mitigar constrangimentos à mobilidade originados pelas operações e circulação de veículos de transporte de mercadorias e prestação de serviços, contribuindo para a segurança rodoviária.
O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que na sessão substituiu o independente Rui Moreira, defendeu que a aposta passa pela “mudança de paradigma”, algo que considerou que a autarquia tem feito em diferentes domínios.
“Em breve irei levar, a reunião do executivo, uma proposta em que o município se vai propor a uma meta superior (de descarbonização). Vamos fazê-lo porque temos evoluído favoravelmente”, disse, acrescentando que o município reduziu em cerca de 46% a emissão de CO2.
Na sessão, o deputado socialista Rui Lage disse que, apesar de não existirem no plano “medidas às quais o PS se oponha”, a redução das emissões de CO2 preconizadas “é residual” e “configura uma oportunidade perdida”, considerando o plano “isolacionista e sem espírito metropolitano”.
Já deputada Susana Constante Pereira, do BE, afirmou que o plano “deixa muito a desejar”, considerando que o mesmo deveria “assentar em políticas públicas” que garantam, por exemplo, melhores condições de transporte para os comerciantes, promovam modos de transporte suave e não facilitem o acesso a isenções de taxas municipais.
Por sua vez, o deputado Rui Sá, da CDU, considerou o documento positivo e que vai ao “encontro das preocupações da cidade”, defendeu a necessidade de se discutir, posteriormente, os horários das cargas e descargas dos operadores logísticos na cidade.
Na visão dos sociais-democratas, o plano permitirá “afirmar um Porto dentro dos objetivos das metas europeias” e “contribuir rapidamente para a promoção das melhores políticas”, salientou o deputado Rodrigo Teodoro Passos.
Também o deputado do PAN, Paulo Vieira de Castro, considerou a proposta “bastante útil”, apontando, contudo, críticas ao processo de consulta pública, que considerou insuficiente.
Pelo grupo municipal ‘Rui Moreira: Porto, O Nosso Movimento’, Raul Almeida defendeu que o plano é “sinal de evolução, civilização e progresso”, salientando ser este “o primeiro plano do país”.
Na proposta, a autarquia sustentou que o setor dos transportes é responsável por cerca de 27% das emissões de gases de efeito de estufa, e a logística urbana por quase 25% das emissões de CO2 e por 30 a 50% das emissões dos óxidos de nitrogénio em meio urbano.
O plano será materializado através da concretização de dez ações organizadas por três categorias: adaptação do ambiente construído, nomeadamente através da materialização de lugares/bolsas de cargas e descarga; regulamentos e incentivos, com a criação de condições para a melhoria da eficácia da fiscalização; gestão operacional nomeadamente através da melhoria da interação com os ‘stakeholders’ e do apoio à instalação de equipamentos e infraestruturas dedicadas à logística urbana e respetiva monitorização.