Última hora

PAN apresenta projeto para criar uma ecovia desde a serra da Cabreira até à foz do rio Ave

1 Outubro 2021
PAN apresenta projeto para criar uma ecovia desde a serra da Cabreira até à foz do rio Ave
Política
0

O grupo parlamentar do PAN submeteu, na Assembleia da República, um projeto de resolução para a criação de uma ecovia, pedestre e ciclável, desde a nascente até à foz do rio Ave, anunciou esta quinta feira o partido Pessoas-Animais-Natureza.
O PAN considera o projeto Ecovia do Ave “essencial para uma melhor qualidade de vida das populações locais e na preservação e recuperação, quer dos rios quer das suas margens”, lembrando que “são já várias as iniciativas que instam as entidades locais a promover uma maior aproximação e envolvimento da comunidade dos vários municípios, associações e movimentos”.
“Sem dúvida que será através deste contacto próximo com a natureza que se promoverá uma sensibilização para a proteção do meio ambiente, aliado ao incentivo à prática de exercício físico, sendo assim de enorme relevância para a saúde e bem-estar das populações” referiu a líder parlamentar do PAN, Bebiana Cunha.
Uma vez que o rio Ave atravessa vários municípios dos distritos de Braga e do Porto, o partido considera que “a ecovia permitirá uma resposta alternativa e mais respeitadora do meio ambiente na circulação entre concelhos, melhorando as condições e oportunidades de movimentação dos munícipes”.
O PAN acredita, ainda, que este projeto irá “valorizar a paisagem, dinamizar as economias locais e potenciar benefícios sociais e ambientais para a região”, e ao mesmo tempo “combater a desertificação das zonas interiores e rurais” e “promover uma efetiva monitorização do rio Ave, detetando precocemente, e até prevenindo eventuais, focos de poluição”.
Neste projeto, o partido contempla “a criação de uma comissão permanente que envolva os municípios abrangidos pelo rio Ave e seus afluentes, mas também especialistas, associações, movimentos ambientalistas e sociedade civil”, considerando que este trabalho conjunto será fundamental para a despoluição e revitalização da bacia hidrográfica do Ave.
O rio Ave nasce na serra da Cabreira, em Vieira do Minho, a cerca de 1.200 metros de altitude e percorre cerca de 91 quilómetros, passando pelos concelhos de Póvoa de Lanhoso, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa até à foz, em Vila do Conde. A sua bacia hidrográfica abrange uma área aproximada de 1.390 quilómetros quadrados.