Última hora

A Palavra d@ Candidat@: Vanessa Maravalhas, PAN, Vila do Conde

17 Setembro 2021
A Palavra d@ Candidat@: Vanessa Maravalhas, PAN, Vila do Conde
Opinião
0

Vanessa Maravalhas, 24 anos, Terapeuta Ocupacional.
É urgente mudar! Vila do Conde precisa de mudança, não só a nível ambiental, mas também social. É extremamente necessário, que assuntos relacionados com a saúde sejam discutidos e sejam apresentadas propostas que colmatem as falhas que temos a este nível. Temos de, enquanto comunidade consciente e responsável, mostrar aos nossos cidadãos que compreendemos os problemas de saúde, nomeadamente saúde mental, que estes apresentam e temos o dever de lhes dar as soluções que necessitam para ter uma vida ativa e funcional tanto a nível económico como social. É imprescindível que os Vilacondenses sintam que têm um suporte nesta área.
Não é preocupante que não haja qualquer tipo de diálogo político neste sentido? Que propostas foram apresentadas até hoje? Dessas, quantas foram executadas? Vila do Conde é a sua comunidade, é as pessoas que a compõem e estas devem ser ouvidas, apoiadas e têm o direito de obter soluções para os seus problemas. É preocupante ver que não se pensa nos cuidados de saúde como um complexo sistema que envolve várias áreas de atuação e que ainda se aceite que os nossos cidadãos com experiência de doença mental não necessitam de apoio para a sua inclusão social, para a sua aceitação pessoal e interpessoal, para a sua integração no mercado de trabalho, para a sua funcionalidade diária.
Esta é uma das preocupações do PAN. Queremos discutir estes problemas e apresentar soluções viáveis e práticas que possam ser aplicadas, não só num curto período de tempo, mas a longo prazo. Queremos dar segurança e cuidados de saúde de qualidade aos Vilacondenses. Queremos trabalhar com inclusão e sem estereótipos, porque todas as patologias são válidas e merecem acompanhamento equivalente.
O PAN Vila do Conde surge com o objetivo de mudar o que não é mudado há demasiados anos, estamos aqui para ouvir a comunidade.